A cidade imaginada de Jorge Amado e as andanças do turismo literário: Capitães da Areia e Dona Flor & seus dois maridos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorBruno, Alberto Roiphe-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Valeria Lima-
Autor(es): dc.creatorMarques, Isabel dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31946-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767144-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação busca compreender o olhar de Jorge Amado na construção e promoção da imagem turística de Salvador, Bahia, a partir, do guia turístico Bahia de Todos os Santos: guia das ruas e dos mistérios da cidade do Salvador e das obras literárias Capitães da Areia (1937) e Dona Flor e seus dois maridos (1966), e das adaptações cinematográficas de nomes homônimos, lançadas respectivamente em 1976 e 2011. Partindo do pressuposto que o imaginário criado sobre as cidades são reproduzidos, pelos produtos culturais e se tornam instrumentos de promoção de outras produções culturais, tais como — a literatura e o cinema. Buscando responder de que modo, o diálogo entre a palavra e a imagem amadianas ajudaram a construir a imagem turística da Bahia, objetivamos com esta investigação alcançar o seguintes objetivos: apresentar o cenário histórico ao qual os romances literários de Jorge Amado foram escritos, para compreender as estratificações sociais expressas nos textos literários e nas produções cinematográficas, aliados a construção do olhar amadiano sob a urbe Salvador; identificar os discursos e representações criados sobre a Bahia nos romances escolhidos, junto ao guia turístico e os filmes homônimas de 1976 e 2011, para perscrutar de que modo esse conteúdo ora oral, e ora imagético impactam no imaginário turístico da cidade; e analisar os lugares que aparecem nos textos literários amadianos e posteriormente nas produções cinematográficas para fazer um balanço das paisagens e cenários mais potentes que constroem a imagem turística da cidade. A metodologia proposta está pautada em três etapas que consiste em um primeiro momento na pesquisa bibliográfica e das fontes documentais; pesquisa de campo e posteriormente análise dos dados coletados e das obras literárias e cinematográficas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation seeks to understand the perspective of Jorge Amado in the construction and promotion of the tourist image of Salvador, Bahia, from the tourist guide Bahia de Todos os Santos: guide of the streets and mysteries of the city of Salvador and the literary works Capitães da Areia (1937) and Dona Flor and her two husbands (1966), and film adaptations of the same name, released in 1976 and 2011 respectively. Starting from the assumption that the imaginary created about cities are reproduced by cultural products and become instruments of promotion of other cultural productions, such as literature and cinema. Seeking to answer how, the dialogue between the Amadian word and the image helped to build the tourist image of Bahia, we aim with this investigation to achieve the following objectives: to present the historical scenario to which the literary novels of Jorge Amado were written, to understand the social stratifications expressed in literary texts and cinematographic productions, allied to the construction of the Amadian look under the city of Salvador; to identify the discourses and representations created about Bahia in the novels chosen, together with the tourist guide and the homonymous films of 1976 and 2011, to examine how this content, sometimes oral, and sometimes imagery, impact on the tourist imaginary of the city; and to analyze the places that appear in the Amadian literary texts and later in the cinematographic productions to take stock of the most powerful landscapes and scenarios that build the tourist image of the city. The proposed methodology is based on three stages, which consists of a first moment in the bibliographic research and documentary sources; field research and later analysis of the collected data and of the literary and cinematographic works.-
Descrição: dc.description209 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo literário-
Palavras-chave: dc.subjectCineturismo-
Palavras-chave: dc.subjectJorge Amado-
Palavras-chave: dc.subjectSalvador-Bahia-
Palavras-chave: dc.subjectBaianidade-
Palavras-chave: dc.subjectImagem turística-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectAmado, Jorge, 1912-2001-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary tourism-
Palavras-chave: dc.subjectCinetourism-
Palavras-chave: dc.subjectJorge Amado-
Palavras-chave: dc.subjectSalvador-Bahia-
Palavras-chave: dc.subjectBaianity-
Palavras-chave: dc.subjectTourist image-
Título: dc.titleA cidade imaginada de Jorge Amado e as andanças do turismo literário: Capitães da Areia e Dona Flor & seus dois maridos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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