Turismo cinematográfico em Nova York: a influência dos filmes na imagem turística da cidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorSpolon, Ana Paula Garcia-
Autor(es): dc.contributorCheibub, Bernardo Lazary-
Autor(es): dc.creatorSilva, Kamila Souza e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1199-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767139-
Descrição: dc.descriptionA relação entre o turismo e o cinema, ambos intensamente ligados à questão dos imaginários, torna-se mais evidente com os diversos estudos referentes ao segmento conhecido por turismo cinematográfico. Inúmeras ações são observadas em diferentes países com o intuito de desenvolver e capitalizar com esse específico tipo de turismo. Nova York é referência para os dois campos, portanto foi utilizada como principal exemplo. A cidade é um dos destinos turísticos mais visitados e procurados no mundo, além de possuir uma importante indústria cinematográfica e um cenário constantemente utilizado em produções audiovisuais variadas. A fim de observar a influência do cinema e da mídia no desenvolvimento do imaginário e das imagens turísticas foi analisado um conjunto de filmes de um grupo de três diretores nova-iorquinos: Martin Scorsese, Woody Allen e Spike Lee. Buscou-se observar como a cidade de Nova York é retratada e representada pelas suas respectivas obras e as possíveis interações e associações desses filmes com o turismo-
Descrição: dc.descriptionThe relationship between tourism and film, both strongly linked to the issue of the imaginary, becomes more evident with the various studies related to the segment known as screentourism. Numerous actions are observed in different countries in order to develop and capitalize on this specific type of tourism. New York is a reference for the both fields, so it was used as the main example. The city is one of the most visited and sought tourist destinations in the world, as well as having an important film industry and a scenario constantly used in different audiovisual productions. In order to observe the influence of film and media in the development of tourist imaginary and images were analyzed an amount of films of three New Yorkers directors: Martin Scorsese, Woody Allen and Spike Lee. We tried to observe how the city of New York is portrayed and represented by their works and the possible interactions and associations of these films with tourism-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectCineturismo-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectNova York-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectNova York (Estados Unidos)-
Palavras-chave: dc.subjectScreentourism-
Palavras-chave: dc.subjectCineturismo-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectImaginary-
Palavras-chave: dc.subjectNew York-
Título: dc.titleTurismo cinematográfico em Nova York: a influência dos filmes na imagem turística da cidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.