Simulações em ambientes verossímeis e avaliação de comunicações a distância sobre a perspectiva do uso de veículos aéreos não tripulados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Natalia Castro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4205779497458915-
Autor(es): dc.contributorPassos, Fernanda Gonçalves de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8242956470725960-
Autor(es): dc.contributorGuerra, Raphael Pereira de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6256415635292987-
Autor(es): dc.contributorCastellanos, Pedro Vladimir Gonzalez-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3925067878676905-
Autor(es): dc.contributorSabino, Hullysses-
Autor(es): dc.contributor http://lattes.cnpq.br/7392791910975140-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Lucas Baptista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27428-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767107-
Descrição: dc.descriptionDada a dificuldade de planejamento de missões para voos de drones nas cidades, devido ao ambiente e aos recursos limitados da aeronave, torna-se necessária a utilização de tecnologias de ambiente de simulação para treinamento e preparo para missões de campo. Com isso, este trabalho tem como objetivo descrever e analisar uma metodologia de desenvolvimento de simulação de voo de drones para o planejamento de missões de campo com um cenário verossímil comparado à realidade em termos de tempo e distância. Ao utilizar os simuladores, foi possível obter um tempo médio de 97,62% de precisão nos testes do ambiente virtual em relação aos testes de campo, com métricas obtidas através da variação de velocidade da aeronave de 1,5 m/s, 2,0 m/s e 2,5 m/s. Foi possível obter uma verossimilhança alta obtida através dos ajustes realizados entre o Modelo Digital de Superfície e calibração dos sistemas de coordenadas utilizado. Modelo, o qual, apresenta uma representação confiável do mundo real em ambiente simulado. Além disso, foram analisadas as tecnologias de comunicação a distância e suas aplicações com veículos aéreos não tripulados. Sendo objeto principal de estudo o Wi-Fi, onde testes realizados com um módulo ESP8266 apresentaram resultados com baixa perda de pacotes na comunicação entre o nó terrestre e aéreo, porém com pouca capacidade de resposta para a estação-base. Os cenários de teste apresentam duas variações de altura, entre cinco e quinze metros. Os níveis de Received Signal Strength Indicator (RSSI) atingidos são suficientes para comunicação através de envio de pacotes e aplicações que não impliquem num atraso de comunicação baixo, dentro de cenários onde a distância varia entre 2 à 45 metros-
Descrição: dc.descriptionGiven the complexity on planning missions to fly drones around the cities, due to environment and to aircraft’s limited resources, it becomes necessary to use simulation environment technologies for trainning and preparation to real world flights. This work has, as main goal, describe and analyze a methodology of development of drone flight simulation environments, where missions can be planned and tested in credible scenarios, compared to reality in terms of time and distance. It was possible to achieve 97,62% of precision in average time on virtual environment compared to real world scenario, with metrics obtained through the aircraft’s speed variation between 1,5 m/s, 2,0 m/s and 2,5 m/s. It was possible to obtain a high similarity due to the developed Digital Surface Model and the coordinates system calibration. This model shows a trustable representation of the real world on a simulated environment. In addition, main distance communication technologies were analyzed, along with how they are used with drones. Tests were made with Wi-Fi technology, using an ESP8266 module. The lost packets ratio in the communication between ground to air node are low, yet with few answering capacity back to base station. The evaluated scenarios are presented in two different heights, between five and fifteen meters. The reached Received Signal Strength Indicator levels are sufficient for communication between packet sending and applications that does not involve a low communication delay, in scenarios where the distance is within a range between 2 and 45 meters-
Descrição: dc.description88 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSITL-
Palavras-chave: dc.subjectGazebo-
Palavras-chave: dc.subjectArduPilot-
Palavras-chave: dc.subjectVANT-
Palavras-chave: dc.subjectDrones-
Palavras-chave: dc.subjectSimuladores-
Palavras-chave: dc.subjectWi-Fi-
Palavras-chave: dc.subjectRSSI-
Palavras-chave: dc.subjectESP8266-
Palavras-chave: dc.subjectDrone-
Palavras-chave: dc.subjectVeículo aéreo não tripulado-
Palavras-chave: dc.subjectRede sem fio-
Palavras-chave: dc.subjectUAV-
Palavras-chave: dc.subjectSimulators-
Título: dc.titleSimulações em ambientes verossímeis e avaliação de comunicações a distância sobre a perspectiva do uso de veículos aéreos não tripulados-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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