Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Taveira, Izabela Maria Rezende | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Denise Cristina de Oliveira Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Saraiva, Ernani Viana | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Leandro Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23402 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767104 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investiga os contextos nos quais estão inseridos os estudantes e como se relacionam ao fenômeno da evasão universitária através de uma análise dos elementos que compõem e influenciam, conjunta e/ou individualmente, a ocorrência do fenômeno em um curso noturno de administração de uma universidade federal na cidade de Macaé/RJ. A pesquisa se concretiza dada a importância do tema tanto para o meio acadêmico, quanto para a sociedade em geral. É importante ressaltar que este trabalho não tem como objetivo quantificar os índices de evasão universitária na IES escolhida para esta abordagem, mas sim, compreender os contextos e analisar possíveis cenários sob a ótica do estudante, ou seja, investigar os motivos que podem leva-lo a uma decisão de abandono. A pergunta norteadora do trabalho é: Quais contextos e características influenciam de forma relevante na possibilidade de o estudante considerar abandonar o curso? Utilizam-se como meios de investigação as pesquisas de campo, documental e bibliográfica, o que possibilita explorar, explicar e descrever, a partir de uma análise que aborda os elementos que constituem as etapas de formação e desenvolvimento das instituições de ensino superior (IES) públicas no Brasil, a contextualização da realidade da cidade de Macaé e uma revisão bibliográfica do tema central do trabalho, a evasão universitária. Os resultados dessa pesquisa foram construídos através do retorno do questionário aplicado aos estudantes, fundamentado na pesquisa de Cislaghi (2008), e aponta ao menos duas relações relevantes entre os contextos analisados e a possibilidade de abandono do curso | - |
Descrição: dc.description | This work investigates the contexts in which the students are inserted and how they relate to the university evasion phenomenon through an analysis of the elements that compose and influence, jointly and/or individually, the phenomenon occurrence in a federal university’s business management nightly course of Macaé/RJ. The research takes place given the importance of the theme both for the academic environment and society in general. It is important to emphasize that this work does not aim to quantify the university dropout rates in the HEI chosen for this approach, but rather to understand the contexts and analyze possible scenarios under the student’s perspective, that is, to investigate the reasons that can lead it to an abandonment decision. The work’s guiding question is: Which contexts and characteristics influence in a relevant way the possibility of the student considering abandoning the course? Field research, documentary and bibliographical research are used as means of investigation, which makes it possible to explore, explain and describe, based on an analysis that addresses the elements that constitute the stages of training and development of public HEI in Brazil, the contextualization of Macaé’s reality and a bibliographic review of the central theme of work, the university evasion. The results of this research were built through the return of the questionnaire applied to the students, based on Cislaghi’s research (2008), and points out at least two relevant relationships between the analyzed contexts and the possibility of abandonment of the course | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Pública Federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Evasão universitária: o contexto dos estudantes de uma faculdade pública de Administração em Macaé | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: