Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guabiroba, Ricardo César da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Conejero, Marco Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Fernanda Kesrouani | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8053232845757704 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5864143450276283 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7392519360429958 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1602130112667170 | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Carla Danieli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22407 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2021.mp.06618955998 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767101 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa pode ser considerada aplicada, classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foram documentos de bases institucionais e ofícios destinados a setores. Quanto aos dados coletados por pesquisas bibliográficas, foram buscados por temáticas relacionada à gestão sustentável, indicadores e relatórios de sustentabilidade, GRI, A3P e sustentabilidade relacionada com universidades. Para a proposta de solução, as metodologias MASS, SICOGEA e AMAS foram utilizadas.Com o estudo realizado, foi possível verificar que a unidade em análise não realiza o controle das ações de sustentabilidade, sendo a adesão aos programas A3P e GRI sugerida. Entretanto, por estes programas não atenderem demandas específicas de ensino e por característica singulares dos Institutos Federais, foram inclusos a estes programas pesquisas que consideram o aspecto educacional/ensino. Para auxiliar nas práticas, avaliação e na produção de um relatório de sustentabilidade, que considere os papéis educador e multiplicador da instituição, foram construídos um programa e manual aplicáveis às unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. | - |
Descrição: dc.description | The research can be considered applied, classified as descriptive with a qualitative approach. For the collection of data the instruments used were documents of institutional bases and letters destined to sectors. As for the data collected by bibliographic research, they were searched for themes related to sustainable management, sustainability indicators and reports, GRI, A3P and sustainability related to universities. For the proposed solution, the MASS, SICOGEA and AMAS methodologies were used.With the study carried out, it was possible to verify that the unit under analysis does not control sustainability actions, and adherence to the A3P and GRI programs is suggested. However, because these programs do not meet specific teaching demands and because of the unique characteristics of the Federal Institutes, research that considers the educational / teaching aspect was included in these programs. To assist in the practices, evaluation and production of a sustainability report, which takes into account the institution's educator and multiplier roles, a program and manual applicable to the units of the Federal Network for Professional and Technological Education were built. | - |
Descrição: dc.description | 190 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Volta Redonda | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | A3P | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | GRI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão por processos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação de processo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | A3P | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | GRI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Título: dc.title | Manual para adoção de relatório de sustentabilidade em unidades da rede federal de educação profissional e tecnológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: