Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Cecília da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Fernando Luiz Vale | - |
Autor(es): dc.contributor | Viana, Larissa Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Jackson Luiz de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/259 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767095 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa os encontros, assimilações, conflitos e tensões que envolveram a história do Colégio Americano Granbery, em Juiz de Fora, entre 1889 e 1930, face ao empreendimento missionário metodista ao qual a instituição estava ligada. Nesse sentido, o objeto central do estudo é o modelo educacional construído por seus dirigentes missionários estadunidenses. Considerando a zona de contato cultural construída entre os missionários e o corpo de intelectuais liberais da elite da cidade, procuro entender, também, como foi compartilhada uma cultura política ancorada em uma imagem de progresso e modernidade dos Estados Unidos, voltada para a consecução do projeto educacional. Esse trabalho discute ainda os diferentes significados que a noção de americanismo assumiu nos debates políticos e identitários nos Estados Unidos e no Brasil, a partir do processo de extroversão norte- americana, na passagem do século XIX para o século XX, considerando o papel do missionarismo protestante nesse processo | - |
Descrição: dc.description | This work analyzes the meetings, assimilations, conflicts and tensions surrounding the history of the Colégio Americano Granbery, between 1889 and 1930, compared to the Methodist missionary enterprise which the institution was part of. In this sense, the central object of study is the educational model constructed by their missionaries American leaders. Considering the cultural contact zone constructed between the missionaries and the body of the elite liberal intellectuals of the city, I try to understand, too, as was shared political culture anchored in an image of progress and modernity of the United States, directed to the achievement of the educational project. This work also discusses the different meanings that the notion of Americanism assumed in political debates and identity in the United States and Brazil, from the process of extroversion United States in the late nineteenth to the twentieth century, considering the role of missionary protestant in the process | - |
Descrição: dc.description | 182 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendimento missionário metodista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação na Primeira República | - |
Palavras-chave: dc.subject | Americanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola metodista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola religiosa - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | República; 1889-1930 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodist missionary enterprise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Americanism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education in the First Republic | - |
Título: dc.title | Empreendimento missionário e americanismo: o modelo educacional granberyense e o universo político cultural de Juiz de Fora (1889-1930) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: