Monumentos ao/do saber, tempos de ensinar, escolarização e magistério: a institucionalização dos grupos escolares mineiros nas páginas da Revista do Ensino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Vanise Gomes de-
Autor(es): dc.contributorScherer, Amanda Eloína-
Autor(es): dc.contributorDezerto, Felipe Barbosa-
Autor(es): dc.contributorD’Olivo, Fernanda Moraes-
Autor(es): dc.contributorAquino, José Edicarlos de-
Autor(es): dc.creatorAssis, Thaís Reis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12621-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767090-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva analisou discursivamente a Revista do Ensino, importante impresso pedagógico oficial de Minas Gerais, no que tange à escolarização, à docência e ao docente entre 1925 e 1930. Utilizamos como suporte teórico analítico, a Análise de Discurso (PÊCHEUX, ORLANDI e demais autores) e a História das Ideias Linguísticas (ORLANDI, dentre outros) e, para compreensão da historicidade da escolarização, a História da Educação (FARIA FILHO, etc). No final do século XIX, existiam debates no Brasil sobre a necessidade de se institucionalizar um outro tipo de escola, consoante a perspectiva de países tidos como modernos. Com a ascensão republicana ao poder, estas discussões ganham força, sendo trabalhado o apagamento das formas de ensino advindas do Império e a construção de um outro modelo de escola. Neste contexto político pedagógico, em Minas Gerais, houve a promulgação de uma série de reformas do ensino, dentre as quais nos detivemos ao estudo da: Reforma João Pinheiro (1906) que iniciou o processo de criação e difusão dos Grupos Escolares, a Reforma Mello Vianna (1924) que trabalhou para/ na institucionalização deste tipo escolar e a Reforma Francisco Campos (1927) que se voltou, sobretudo, para a profissionalização do magistério. O discurso jurídico destas reformas do ensino se sobrepõe ao discurso pedagógico, comparecendo nas páginas da Revista do Ensino, auxiliando na construção de um novo lugar para a escola, para o docente e para à docência. Nossas análises buscaram compreender, na Revista do Ensino, a mudança da escola do âmbito privado/doméstico para o espaço público bem como a (trans)formação dos mestres, que num primeiro momento aprendiam a ensinar no exercício do ofício, em professoras, diplomadas pelas Escolas Normais, cuja atuação passava a ser disciplinada e fiscalizada pelo Estado. Ao longo de nossas análises mostramos o funcionamento da Revista do Ensino como instrumento linguístico e instrumento de manualização. Indicamos resistências, memórias, apagamentos, a visibilidade dada aos docentes e sua prática, a monumentalização do saber. Mostramos ainda a configuração da Revista como um elo coletivo e comum de leitura entre o professorado mineiro. A Revista do Ensino nos permitiu analisar a consolidação da escolarização primária nos moldes republicanos em MG, a monumentalização do saber, a instituição dos tempos de ensinar, a feminização do magistério, a profissionalização e a moralização da docência, a burocratização das atividades do professor, dentre outros importantes aspectos que nos possibilitam compreender algumas situações vivenciadas ainda hoje nas escolas-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed at analyzing discursively Revista do Ensino (Teaching Magazine), an important pedagogical form, official from Minas Gerais (MG), regarding the schooling, the teaching and the teacher between 1925 and 1930. We used as a theoretical and analytical background the Discourse Analysis (PÊCHEUX, ORLANDI and other authors) , among others), the History of Linguistic Ideas (ORLANDI and concerning the comprehension of historicity of schooling, we used the História da Educação (Education History) (FARIA FILHO, etc.). In the end of the 19th century, there were debates in Brazil on the need of institutionalizing another type of school, according to the perspective of countries taken as modern. With the Republican rise to power, these discussions gain strength, working on the erasure of education forms coming from the Empire and the construction of another model of school. In this political pedagogical context, in Minas Gerais, the promulgation of a series of education reforms happened, among which we turned to the study of the following: Reforma João Pinheiro (1906) which started the process of creation and diffusion of School Groups, Reforma Mello Vianna (1924) which worked for/in the institutionalization of this school type and Reforma Francisco Campos (1927) which turned mainly to the professionalization of teaching. The legal discourse of these education reforms overlaps with the pedagogical discourse, appearing on the pages of Revista do Ensino, assisting in the construction of a new place for the school, to the teacher and the teaching. Our analyses sought to comprehend, in Revista do Ensino, the change of the school from the private/domestic ambit to the public space as well as the (trans)formation of masters, who in a first moment learned how to teach in the exercise of the profession, in teachers, graduated from Normal Schools, whose performance was disciplined and supervised by the State. Throughout our analyses we have shown the role of Revista do Ensino as a linguistic tool and as manualization tool. We referred to resistances, memories, erasures, the visibility given to the teachers and their work, the monumentalization of knowledge. Besides that, we showed the configuration of Revista do Ensino as a manual that established a collective and common reading bond among the professorate in MG. Revista do Ensino allowed us to analyze the consolidation of primary schooling in the republican model in MG, the monumentalization of knowledge, the institution of teaching times, the feminization of the teaching profession, the professionalization and moralization of teaching, the bureaucratization of the teacher’s activities, among other important aspects that enable us to comprehend some situations which are lived in schools until today-
Descrição: dc.description245 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRevista do Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectHistória das ideias linguísticas-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionalização do magistério-
Palavras-chave: dc.subjectInstitucionalização da escola primária pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística; aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectMagistério primário-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionalização-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching magazine-
Palavras-chave: dc.subject. Teaching. discourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of linguistic ideas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessionalization of teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutionalization of primary public school-
Título: dc.titleMonumentos ao/do saber, tempos de ensinar, escolarização e magistério: a institucionalização dos grupos escolares mineiros nas páginas da Revista do Ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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