A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMozer, Thiago Simonato-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1140431324453069-
Autor(es): dc.contributorSantos, Danielle da Costa Rubim Messeder dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3774442484775804-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ana Carolina Callegario-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3993666302098293-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5554477895953109-
Autor(es): dc.creatorSilva, José Mauro Lima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767067-
Descrição: dc.descriptionAtualmente a contaminação de águas subterrâneas se dá principalmente pela deposição inadequada de resíduos contaminados, causando danos a longo prazo e representando um risco eminente para o meio ambiente e também para o ser humano. Este trabalho propôs a investigação ambiental da água subterrânea no condomínio residencial do bairro Volta Grande IV, situado na cidade de Volta Redonda-RJ. Foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para minimizar as dificuldades iniciais de entendimento dos estudantes em relação aos compostos de carbono, principalmente os hidrocarbonetos. Aliou-se a esse estudo a concepção de educação proposta por Paulo Freire e optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica utilizando o Arco de Maguerez, de natureza aplicável, junto aos alunos da 3a Série do Ensino Médio, de uma escola pública em Volta Redonda – RJ. Os resultados iniciais da aprendizagem duradoura dos conteúdos dos hidrocarbonetos em séries anteriores foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e uma avaliação do tipo questionários de expectativas (antes e após a aplicação da sequência didática). Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideias-
Descrição: dc.descriptionCurrently, groundwater contamination is mainly due to the inadequate disposal of contaminated waste, causing long-term damage and representing an imminent risk to the environment and also to humans. This work proposed the environmental investigation of underground water in the residential condominium of the Volta Grande IV neighborhood, located in the city of Volta Redonda-RJ. A didactic sequence proposal was developed and applied to minimize the students’ initial difficulties in understanding carbon compounds, especially hydrocarbons. The concept of education proposed by Paulo Freire was allied to this study and a research with a methodological approach was chosen using the Arch of Maguerez, of an applicable nature, with the students of the 3a High School, from a public school in Volta Redonda - RJ. The initial results of the long-term learning of the contents of hydrocarbons in previous grades were collected through the application of a diagnostic questionnaire, observations, discussions with the students, photographs, written records and an evaluation of the expectations questionnaires type (before and after the application of the sequence didactics). The results obtained indicate that the activities developed through the didactic sequence under the concept mentioned above, contributed to the construction of students’ knowledge, in a progressive way, giving indications of a contextualized learning, focused on the formation for citizenship. In order to share the study developed with other professors, as a final product of this work, a notebook was prepared containing the activities developed and the guidelines so that other professionals in the area can use it and contribute with new ideas in the future-
Descrição: dc.description128 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectHidrocarbonetos-
Palavras-chave: dc.subjectArco de Maguerez-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectHidrocarboneto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectHydrocarbons-
Palavras-chave: dc.subjectArch of Maguerez-
Título: dc.titleA educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.