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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Leal, Paula Glenadel | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:90045324122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787164T6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcelo Jacques de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:15968396522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790517J0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rios, Andre Rangel | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09324311222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783978D6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Ida Maria Santos Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:93684523522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700259J6 | - |
Autor(es): dc.creator | Miguelote, Carla da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19400 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767066 | - |
Descrição: dc.description | Dans ce travail, j essaie de rassembler les oeuvres de deux poètes à première vue très écartés: le Romain Lucrèce, du Ier siècle avant J.-C, et le Portugais Luís Miguel Nava, de la seconde moitié du XXème siècle. Pour rassembler des ouvres d époques si diverses, je recours à la contribution théorique de Aby Warburg et Georges Didi-Huberman, qui se proposent d anachroniser l histoire de l art. Le concept warburgien de survivance, travaillé par Didi-Huberman, permet de penser la mémoire culturelle comme un complexe processus de transmissions déviées. Selon ces penseurs, les éléments qui survivent dans la culture ne sont pas les plus adaptés, mais ceux que l on essaie de refouler. Des éléments qui disparaissent dans un moment de l histoire survivent fantomalement dans la mémoire colective, reparaissant plus tard, récupérés symptomalement pal la volonté selective d une époque déterminée. À partir de ces réflexions, je propose de penser que, si Lucrèce ressurgit dans la contemporanéité, ce ressurgissement peut être conçu comme symptôme d un malaise dans la culture. C està- dire, son actualité ne tient pas à une adéquation aux paradigmes de notre époque. C est plutôt pour protester contre ces paradigmes que son oeuvre ressurgit. En analysant des coïncidences entre des images de Lucrèce et de Luís Miguel Nava au-delà de la possibilité d influences, on vérifie que ce qui les rends proches sont, justement, les déviations que tous les deux opèrent par rapport à la pensée occidentale qui est devenue dominante, celle de l héritage socratique-platonique. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, ensaio aproximações entre as obras de dois poetas à primeira vista muito distantes: o romano Lucrécio, do século I a.C, e o português Luís Miguel Nava, da segunda metade do século XX. A fim de aproximar obras de épocas tão distintas, busco a contribuição teórica de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman, que propõem anacronizar a história da arte. O conceito warburgiano de sobrevivência, desdobrado por Didi-Huberman, permite pensar a memória cultural como um complexo processo de transmissões desviadas. Segundo esses pensadores, sobrevivem na cultura, não os elementos mais adaptados, mas os que se tentam recalcar. Elementos que desaparecem num momento da história sobrevivem fantasmalmente na memória coletiva, reaparecendo mais tarde, recuperados sintomalmente pela vontade seletiva de determinada época. Partindo dessas reflexões, proponho pensar que, se Lucrécio reaparece na contemporaneidade, esse reaparecimento pode ser visto como sintoma de um mal-estar na cultura. Ou seja, sua atualidade não se deve a uma adequação aos paradigmas de nossa época. Antes, é para protestar contra esses paradigmas que sua obra reaparece. Abordando coincidências entre imagens de Lucrécio e Luís Miguel Nava para além da possibilidade de influências, verifica-se que o que os aproximam, justamente, são os desvios que ambos operam em relação ao pensamento ocidental que se tornou dominante, o de herança socrático-platônica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | sobrevivências | - |
Palavras-chave: dc.subject | memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | survivances | - |
Palavras-chave: dc.subject | mémoire | - |
Palavras-chave: dc.subject | poésie, | - |
Palavras-chave: dc.subject | philosophie | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Sobrevivências, coincidências e clinâmens: desvios a partir de Lucrécio e Luís Miguel Nava | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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