O papel da biblioteca e do bibliotecário escolar no apoio à pesquisa: reflexões para uma boa prática no ensino-aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBossy, Marcia Jurkiewicz-
Autor(es): dc.creatorAlegria, Marianne Iara da Silva Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24419-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767050-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetivou entender como o espaço da biblioteca escolar e a atuação do bibliotecário no meio pedagógico são importantes para o ambiente educacional. A atuação do profissional perante ao processo de ensinoaprendizagem dos alunos inseridos nesse ambiente, considerando os critérios desenvolvidos na sala de aula agregados à atuação direta do professor, fazem toda diferença no desenvolvimento intelectual desde o início da vida escolar. .O apoio do bibliotecário ao corpo pedagógico da instituição facilita o aluno a aprender a aprender. Esse progresso se efetiva por meio da pesquisa escolar. Por sua vez, a aprendizagem por esse meio reduz a reprodução e possibilita a produção de novos conhecimentos. A estimulação da mente e a vontade de descobrir coisas novas atrai o aluno para o ambiente da biblioteca. Com a grande falta de bibliotecas e as dificuldades de construção e incorporação desses espaços nas escolas do país, o governo tenta reduzir por meio de políticas publicas o número de escolas que ainda não possuem bibliotecas, aprovando leis de incentivo com a finalidade de democratizar o acesso a informação e a cultura.-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to understand how the space of the school library and the performance of the librarian in the pedagogical environment are important for the educational environment. The performance of the professional before the teaching-learning process of the students inserted in this environment, considering the criteria developed in the classroom added to the direct action of the teacher, make all the difference in the intellectual development from the beginning of the school life. .The support of the librarian to the pedagogical body of the institution facilitates the student to learn to learn. This progress is made effective through school research. In turn, learning by this means reduces reproduction and enables the production of new knowledge. The stimulation of the mind and the will to discover new things lures the student into the library environment. With the great lack of libraries and the difficulties of building and incorporating these spaces in the country's schools, the government tries to reduce the number of schools that do not yet have libraries by adopting incentive laws with the aim of democratizing access information and culture.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectSchool librarian-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Título: dc.titleO papel da biblioteca e do bibliotecário escolar no apoio à pesquisa: reflexões para uma boa prática no ensino-aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.