O processo de modernização na região de Visconde de Mauá e seu impacto na identidade do Colégio Estadual Antônio Quirino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorPetry, Hélène Cecile-
Autor(es): dc.creatorSantos, Bruna Letícia Costa dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9845-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767040-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo busca discutir o processo de modernização na região de Visconde de Mauá e seu impacto na identidade do Colégio Estadual Antônio Quirino (CEAQ) já que a escola sustenta-se à luz de tempos distintos: um colégio que valoriza as tradições passadas da localidade rural de Visconde de Mauá ao mesmo tempo em que incorpora mudanças globais vigentes e peculiares aos agentes na era moderna. Três são as indagações nucleares desta pesquisa: Em que medida esta dicotomia entre o local e o global gerou uma “crise de identidade” no CEAQ? Como a escola é vista pelos alunos neste momento de crise? Por que os principais projetos desenvolvidos pela escola sofreram um processo de fragilização e de evasão nos últimos anos? Que significados têm essa evasão? A fundamentação teórica adotada utiliza Anthony Giddens, Celso Castro, Peter Berger, Roberto Cardoso de Oliveira, Stuart Hall, Thomas Lukmann e Zygmunt Bauman. Dez entrevistas foram realizadas a fim de mapear a crise de identidade no CEAQ, a gênese desta instituição escolar, bem como o processo de modernização da região de Visconde de Mauá. Este estudo apresenta duas suposições: as mudanças nas técnicas dos projetos e nas formas de trabalho da escola, sem alterar seus valores resolvem de modo superficial a crise de identidade do CEAQ, atingindo precariamente mudanças na cultura da instituição escolar. Na “crise de identidade” do CEAQ entre o “novo” e o “velho” os alunos tentam conciliar os valores tradicionais da localidade com as novas tecnologias no âmbito do cotidiano escolar-
Descrição: dc.descriptionThe present study seeks to discuss the modernization process of Visconde de Mauá region and its impacts on the identity of the “Colégio Estadual Antônio Quirino” (CEAQ) as the school sustains itself between distinct times: a college that values the past rural traditions of Visconde de Mauá that at the same time incorporates actual global changes that are peculiar to the agents on the modern era. In wich measure this dichotomy between local and global generated a “identity crisis” in CEAQ? How the school is seen by the students in this moment of crisis? Why the main projects developed by the school suffered a weakening and evasion process? Which significations this evasion has? Anthony Giddens, Celso Castro, Peter Berger, Roberto Cardoso de Oliveira, Stuart Hall, Thomas Lukmann and Zygmunt Bauman compose the theoretical base of the study. Ten interviews were done seeking to: map the identity crisis of the CEAQ, the genesis of this scholar institution, as well as the Visconde de Mauá modernization process. This study presents two suppositions: the changes on the technique of the projects and in the ways of work of the school, without altering its values superficially resolves the CEAQ identity crisis, generating precarious changes in the culture of the scholar institution. In the CEAQ’s “identity crisis” between the “new” and the “old”, the students tries to conciliate the traditional values of the locality with the new technologies involved in the school daily life-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModernização de Visconde de Mauá-
Palavras-chave: dc.subjectCrise de identidade-
Palavras-chave: dc.subjectMudanças globais-
Palavras-chave: dc.subjectValores tradicionais-
Palavras-chave: dc.subjectEscola rural-
Palavras-chave: dc.subjectModernização-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectVisconde de Mauá modernization-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity crisis-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal changes-
Palavras-chave: dc.subjectTraditional values-
Palavras-chave: dc.subjectRural school-
Título: dc.titleO processo de modernização na região de Visconde de Mauá e seu impacto na identidade do Colégio Estadual Antônio Quirino-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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