O uso do vídeo como recurso didático: “a química do limão”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.creatorLeal, Caio Astigarreta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21485-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767035-
Descrição: dc.descriptionO avanço exponencial da tecnologia nos últimos séculos vem fazendo com que o nosso modo de vida mude cada vez mais rápido, e para que a educação possa acompanhar o progresso, é necessário que se façam constantes atualizações no fazer pedagógico. Uma destas é a adoção de tecnologias da comunicação, como o vídeo, para que o ensino possa se tornar atrativo e contextualizado. Buscando despertar o interesse dos estudantes, foi produzida uma sequência didática, juntamente com um vídeo, em que este atua um recurso mediador da aprendizagem. Os conceitos e conteúdos ministrados na sequência didática são trabalhados à medida que se mostram necessários para que sejam explicados os fenômenos, que utilizam o limão, apresentados pelo vídeo. As diversas utilidades do limão apresentam potencial contextualizador de diversos conceitos de química, portanto, neste trabalho é analisada a viabilidade do uso de vídeo como recurso didático, cujo tema é a química do limão, e como a educação a distância, provocada pela pandemia de 2020 a alterou-
Descrição: dc.descriptionThe exponential advancement of technology in the last centuries has been causing a quick change in our way of life, and for education to keep up with progress, it is necessary to make constant updates in the pedagogical practice. One of these is the adoption of communication technologies, such as the use of videos, so that learning can become more attractive and contextualized. Seeking to arouse interest of students, a didactic sequence was produced, together with a video, in which this mediates the learning process. The concepts and contents taught in the didactic sequence are worked on as they are necessary to explain the phenomena, which use lemon, presented by the video. The various uses of lemon have the potential to contextualize several concepts of chemistry, therefore, this work analyzes the feasibility of using video as a teaching resource, whose theme is the chemistry of lemon, and how the remote education, caused by the 2020 pandemic changed it-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatvideo/quicktime-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo no ensino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica do limão-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectFruta-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise química-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectVideo in science education-
Palavras-chave: dc.subjectLemon chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Título: dc.titleO uso do vídeo como recurso didático: “a química do limão”-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.