A aprendizagem de marcadores pragmáticos : a eficácia de instrução com foco na forma

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMitrano Neto, Nelson-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7-
Autor(es): dc.contributorValério, Kátia Modesto-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763227E7-
Autor(es): dc.contributorVidal, Rejane Teixeira-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fernando Afonso de-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3-
Autor(es): dc.contributorTilio, Rogério Casanovas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470-
Autor(es): dc.creatorLyrio, Aurélia Leal Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767031-
Descrição: dc.descriptionThe results of the most recent research on pragmatic markers have shown that advanced non native English speakers use pragmatic markers inappropriately. In some cases, there is no use at all. Such verbal behavior has contributed to make these speakers be judged unfavorably. Therefore, this research project aimed at analyzing the effectiveness of focus on form based instruction (FonF), in the learning of some functions of the pragmatic markers I Mean and you know. It was verified the effects of some procedures of this approach in the interlanguage of Brazilian learners of English as a foreign language (EFL). These procedures named Input Enhancement, Input Processing, Interaction Enhancement, and Corrective Recasting were used to teach specific functions, which were chosen in advance, and inserted in the activities of the normal lessons of the book. Such teaching strategies were applied to advanced learners during their regular classes for approximately two months. The students were also submitted to a pre test before the beginning of the treatment, a posttest a week after the treatment, and a delayed one a month later. The tests consisted of fifteen-minute conversations between pairs of students and native speakers. The students also answered a questionnaire before the beginning of their classes, whose objective was to investigate their experience with the English language. The aim of such an action was to guarantee that eventual positive results indeed sprang from the intervention rather than the learners‟ prior knowledge. The research outcomes revealed profits from the use of the Focus on Form instruction-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionAs mais recentes pesquisas indicam que falantes não nativos de língua inglesa, em nível já avançado de aprendizagem, costumam usar marcadores pragmáticos inadequadamente. As mesmas fontes informam ainda que, em muitos casos, há uma total ausência desses elementos. Tais atitudes contribuem para que os falantes não nativos sejam vistos de maneira desfavorável pelos nativos. Esta pesquisa visa então analisar a eficácia da instrução com foco na forma na aprendizagem e no uso de algumas funções dos marcadores pragmáticos I mean e you know. Verifica o efeito de alguns procedimentos dessa abordagem na interlíngua de brasileiros aprendizes de Inglês como língua estrangeira (LE). Usa procedimentos denominados Intensificação dos Insumos, Processamento dos Insumos, Intensificação da Interação e Reformulações, para ensinar funções específicas, escolhidas previamente e inseridas nas atividades das lições do livro-texto. Por um período de aproximadamente dois meses, avalia a eficácia dessas estratégias aplicando-as a alunos em estágio avançado. Submete os alunos a um Pré-Teste antes do início do tratamento, a um Pós-Teste uma semana após o término do tratamento e a um Pós-Teste tardio um mês mais tarde. Os testes consistem de conversas de quinze minutos entre pares de alunos e falantes nativos. Mediante a aplicação de um questionário antes do início das aulas, investiga a experiência prévia dos alunos com a língua inglesa, para garantir que possíveis resultados positivos tenham advindo realmente do tratamento a que foram submetidos. Os resultados da pesquisa apontam benefícios da instrução com foco na forma-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectMarcadores pragmáticos-
Palavras-chave: dc.subjectFoco na forma-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectEngllish language-
Palavras-chave: dc.subjectPragmatic markers-
Palavras-chave: dc.subjectFocus on form-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning of English as a Foreign Language-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA aprendizagem de marcadores pragmáticos : a eficácia de instrução com foco na forma-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.