Dark Patterns na comunicação de cookies em sites de notícias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.contributorPereira, Roberto-
Autor(es): dc.contributorSilva, Monica da-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Eduardo Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767025-
Descrição: dc.descriptionDark Patterns são estratégias de design que influenciam o comportamento das pessoas por meio de um design de interface persuasivo, cada vez mais encontrados em solicitações de consentimento de cookies. Para garantir que os usuários de serviços online entendam quais dados são coletados e como eles são usados na tomada de decisões algorítmicas, a Lei Geral de Proteção de Dados especifica o consentimento informado como um requisito minimo, mas os padrões de design possivelmente prejudicam os princípios dessa legislação. Analisamos manualmente os 35 principais portais de notícias do país, em busca de seus avisos de consentimento de coleta de dados, para avaliar como está sendo feita a comunicação da coleta de dados para os usuários e a conformidade com a legislação. Os resultados indicam uma variedade de estratégias comunicativas e padrões obscuros que contornam a intenção da Lei Geral de Proteção de Dados nesses consentimentos de cookies e usamos nossas observações para especificar tipos de estratégias comunicativas no contexto de obtenção de consentimento.-
Descrição: dc.descriptionDark Patterns are design strategies that influence people’s behavior through persuasive interface design, increasingly found in cookie consent requests. To ensure that users of online services understand what data is collected and how it is used in algorithmic decision-making, the General Data Protection Law specifies informed consent as a minimum requirement, but design patterns potentially undermine the principles of this legislation. We manually reviewed the country’s top 35 news portals for their data collection consent notices to assess how they are communicating data collection to users and complying with legislation. The results indicate a variety of communicative strategies and obscure patterns that circumvent the intent of the General Data Protection Law in these“cookie consents”and we use our observations to specify types of communicative strategies in the context of obtaining consent.-
Descrição: dc.description45 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAviso de consentimento de cookies-
Palavras-chave: dc.subjectPrivacidade-
Palavras-chave: dc.subjectLGPD-
Palavras-chave: dc.subjectInteração humano-dados-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança de dados on-line-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectDark pattern-
Palavras-chave: dc.subjectCookies-
Palavras-chave: dc.subjectCookie consent notice-
Palavras-chave: dc.subjectPrivacy-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Data-Interaction-
Título: dc.titleDark Patterns na comunicação de cookies em sites de notícias-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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