A atuação do professor de educação física: uma perspectiva do transtorno do espectro autista na rede de ensino regular

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVianna, Aurélio Pitanga-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Neyse Luz-
Autor(es): dc.contributorAboud, Sérgio Ricardo-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Eduardo Fialho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9918-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767021-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa apresentar a relevância da educação inclusiva especial no contexto de uma instituição de ensino nas aulas de educação física, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Busquei fundamentações através de autores como Ana Basílio, Jéssica Moreira, José Ferreira Belisário Junior, Patrícia Cunha, entre outros, que abordam em suas obras e levantam debates acerca da referida temática. Esta pesquisa busca encontrar subsídios para nortear o professor de educação física em sua atuação pedagógica, refletindo sobre as dificuldades encontradas pelos docentes no planejamento e execução das aulas; dificuldades físico-estruturais; e a falta de preparação acadêmica para o enfrentamento dessa questão. Como fundamento dessa pesquisa, utilizei as Leis de Diretrizes e Bases (LDB) e a Declaração de Salamanca que foi criada em 1994. Portanto, com o embasamento teórico já citado e através de pesquisa de campo, busco abordar questões que auxiliem o professor em sua intervenção e melhor compreensão da temática, a fim de atender a demanda de crianças com autismo-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the relevance of Inclusive Education Especially in the context of an educational institution in Physical Education, with emphasis on the Autistic Spectrum Disorder (ASD). I sought foundations by authors such as Ana Basílio, Jéssica Moreira, José Ferreira Junior Belisário, Patricia Cunha, among others, addressing in their work and raise debates on this theme. This research aims to find grants to guide the Physical Education teacher in his/her pedagogical activity, raising debates about the difficulties faced by teachers in the planning and execution of lessons; physical and structural difficulties; and lack of academic preparation to face this issue. In support of this research, I used the Law of Directives and Bases (LDB) and the Salamanca Statement which was established in 1994. So with the theoretical background already mentioned, and through field research, I seek to address issues to assist the teacher in his speech and understanding of the subject in order to meet the demand for children with Autism.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial inclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Título: dc.titleA atuação do professor de educação física: uma perspectiva do transtorno do espectro autista na rede de ensino regular-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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