Era uma vez o livro impresso?: narrativa, leitura, produção e uso dos livros digitais infantis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBreglia, Vera Lúcia Alves-
Autor(es): dc.creatorMesquita, Thaís Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767020-
Descrição: dc.descriptionA proposta desta dissertação é relacionar os entendimentos que possuímos sobre livro, leitura e narrativa ao cenário do livro digital, levando em consideração a arquitetura da informação frente aos recursos de animação, áudio, imagem, interação, som e vídeo permitidos pelos suportes dos livros digitais: os dispositivos eletrônicos. Como recorte da temática, a abordagem está voltada, especificamente, aos livros digitais infantis, por serem os mais propícios à utilização dos recursos multimidiáticos. Para tanto, apresentamos relativizações a respeito da dualidade dos suportes de livros digitais/impressos; discutimos sobre a possibilidade de modificações na estrutura linear das narrativas; e refletimos sobre a forma pela qual a leitura em tela pode influenciar na maneira que o leitor depreende e recebe o conteúdo. Somados a tais entendimentos, abordamos questões relacionadas à produção e à utilização dos livros digitais infantis, que nos permitiram concluir o quão experimental e incipiente são as suas produções e adoções, respectivamente, embora estejam em expansão e sejam de qualidade.-
Descrição: dc.descriptionThe intention in this thesis is to relate our understanding about book, reading and narrative to the digital book scenario, taking into account the information organization regarding the animation resources, audio, image, interaction, sound and videos allowed by the digital book’s support: the electronical devices. As a piece of thematic, the approach regards, specifically, the infantile digital books, for being the ones more inclined to the use of the media resource. Therefore, relativizations regarding the duality of the digital/printed book’s supports are presented; the possibility of modifications in the liner structure of the books is discussed, and a reflection about the way the screen reading may shape the reader’s apprehension and reception of the content is provided. Altogether, to this understanding, matters related to the production and utilization of the infantile digital books are approached. Matters that allowed the conclusion of how experimental and incipient are the production and use of these books, respectively, even they being in a great expansion and of good quality.-
Descrição: dc.description132 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLivro digital-
Palavras-chave: dc.subjectLivro digital infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor imersivo-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa de hipermídia-
Palavras-chave: dc.subjectSuporte eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectLivro-
Palavras-chave: dc.subjectLivro eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectDigital-
Palavras-chave: dc.subjectLivro Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDigital book-
Palavras-chave: dc.subjectInfantile digital book-
Palavras-chave: dc.subjectImmersive reader-
Palavras-chave: dc.subjectHypermedia narrative-
Palavras-chave: dc.subjectElectronical devices-
Título: dc.titleEra uma vez o livro impresso?: narrativa, leitura, produção e uso dos livros digitais infantis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.