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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Giordani, Ana Cláudia Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Suzana Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Giordani, Ana Cláudia Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Suzana Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Barboza, Danyele Vianna | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Luyanne Catarina Lourenço de | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Ana Carolina Corrêa de Sá Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25121 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767001 | - |
Descrição: dc.description | O crescente processo de privatização da educação básica brasileira, aliado à elaboração de políticas educacionais de cunho neoliberal, despertou meu interesse em analisar esse fenômeno no município do Rio de Janeiro, cidade onde resido e leciono. A investigação da expansão da rede de escolas do grupo Eleva Educação, entre 2013 e 2020, foi o ponto de partida para a análise da atuação do capital privado e das redes políticas na construção de uma educação orientada para o desenvolvimento de organizações privadas e para o aumento da oferta de escolas privadas. A fim de dar suporte ao objetivo principal, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as unidades escolares pertencentes ao Grupo Eleva Educação adquiridas e/ou inauguradas no município do Rio de Janeiro entre 2013 e 2020; (ii) relacionar a distribuição espacial da rede de escolas do Grupo Eleva Educação com os indicadores socioeconômicos referentes ao município do Rio de Janeiro; e (iii) investigar e identificar as redes atuantes na formulação das recentes políticas educacionais no Brasil. A pesquisa bibliográfica, o mapeamento das escolas e os indicadores socioeconômicos me serviram como etapas metodológicas para desenvolver o trabalho. Os principais conceitos que nortearam o embasamento teórico da pesquisa foram: a educação no contexto neoliberal, o Estado neoliberal, a mercadorização da educação, a formação de redes políticas e a governança em educação. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, reflito acerca da atuação do Grupo Eleva Educação no Rio de Janeiro e sua relação com os indicadores de renda e educação, demonstrando que a distribuição de suas redes se realiza de acordo com o status socioeconômico da população que habita as regiões próximas às escolas. Essa constatação, junto a outras análises realizadas ao longo deste estudo, permite compreender o papel hegemônico de organizações privadas na elaboração de políticas educacionais na última década. Além disso, este trabalho discute sobre o papel das alianças estabelecidas entre iniciativa privada e Estado na produção de um modelo de administração de governo menos centralizado na gestão exclusivamente pública, caracterizado assim por apresentar novas formas de governança. As impressões geradas no decorrer do trabalho permitiram o entendimento de que a expansão do capital privado na educação brasileira contribui para a manutenção de desigualdades. | - |
Descrição: dc.description | The growing process of privatization of the Brazilian basic education, combined to the elaboration of educational policies of neoliberal nature, awakened my interest in analyzing this phenomenon in the city of Rio de Janeiro, place where I reside and teach. The investigation of the expansion of the Grupo Eleva Educação’s teaching network between 2013 and 2020 was the starting point for the analysis of the private capital and the political networks acting on the construction of an education oriented towards the development of private organizations and the increase in supply of private schools. In order to support the main objective, were established the following specific objectives: (i) Identify the school units owned by Grupo Eleva Educação acquired and/or inaugurated in the city of Rio de Janeiro between 2013 and 2020; (ii) Relate the spatial distribution of the Grupo Eleva Educação’s network of schools to the socioeconomic indicators referring to the city of Rio de Janeiro; and (iii) Investigate and identify the political networks acting on the formulation of the recent educational policies in Brazil. The bibliographic research, the mapping of schools and socioeconomical indicators served me as methodological steps to develop the work. The main concepts that assisted me in the theorical foundation of the research were: the education in the neoliberal context, the Neoliberal State, the education as a commodity, the construction of the political networks and the governance in education. Throughout the development of the work, I reflect about the acting of the Grupo Eleva Educação in Rio de Janeiro and its relationship to the indicators of income and education, showing that the distribution of its networks is made accordingly to the socioeconomical status of the population that resides in the regions near the schools. This finding, together with other analysis done throughout this study, allows to comprehend the hegemonic role of private organizations on the construction of educational policies in the last decade. In addition, this work discusses the role of the alliances established between the private sector and the State in the making of a government administration model less centralized in exclusively public management, thus characterized by presenting new forms of governance. The impressions generated throughout the work allowed the understanding that the expansion of the private capital in the Brazilian education contributes to the maintenance of inequalities. | - |
Descrição: dc.description | 70 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Privatização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes Políticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo Eleva Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Privatização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governança em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Privatization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political Networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governance | - |
Título: dc.title | O Estado neoliberal e a expansão do Grupo Eleva Educação no município do Rio de Janeiro entre 2013 e 2020 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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