Responsabilidade social empresarial: um desafio na implementação nas micro e pequenas empresas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMontalvão, Sérgio de Sousa-
Autor(es): dc.contributorLeão, Maurício de Souza-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Diego Luz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766989-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo abordar, por meio de uma pesquisa aplicada, realizada com os gerentes de vinte micro e pequenas empresas brasileiras, a responsabilidade social empresarial como uma estratégia competitiva para as organizações, entendendo fundamentalmente os desafios de sua implementação nas PMEs. A escolha desta temática para o desenvolvimento da pesquisa justifica-se pela necessidade de fornecer suporte aos gestores das PMEs brasileiras para abordar de forma efetiva a RSE como uma estratégia e permitir a obtenção de resultados positivos para a organização, principalmente para garantir sua sobrevivência. Dentre os resultados da pesquisa observa-se a efetividade da RSE como uma estratégia competitiva, principalmente quando associada a processos de planejamento estratégico, sendo um dos maiores desafios o desinteresse de muitos gestores das micro e pequenas empresas brasileiras em sua implementação, causado, fundamentalmente, pelo desconhecimento sobre suas vantagens e contribuições para a sobrevivência das empresas com estas características-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to address, through an applied research conducted with the managers of twenty Brazilian Micro and Small Enterprises, Corporate Social Responsibility as a competitive strategy for organizations, fundamentally understanding the challenges of its implementation in SMEs. This theme for the development of the research is justified by the need to provide support to managers of Brazilian SMEs to effectively address CSR as a strategy and to obtain positive results for the organization, especially to ensure its survival. Among the results of the research, the effectiveness of CSR as a competitive strategy is observed, especially when associated with strategic planning processes. One of the biggest challenges is the lack of interest of many managers of Brazilian Micro and Small Enterprises in its implementation, caused mainly by for the lack of knowledge about its advantages and contributions to the survival of companies with these characteristics-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectMicro e pequenas empresas-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate social responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectMicro and small business-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic planning-
Título: dc.titleResponsabilidade social empresarial: um desafio na implementação nas micro e pequenas empresas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.