Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andréa Lucia da Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Carlos Eugênio Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Deolindo, Jacqueline da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Rafael Paes da Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16279 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766986 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo discutir a utilização das técnicas e jogos teatrais integrantes do Teatro do Oprimido (TO), criado por Augusto Boal, nas aulas de Sociologia na Educação Básica. As técnicas e jogos do TO podem ser utilizados em qualquer disciplina, no entanto, são de grande valor como método auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Sociologia, em razão de sua metodologia baseada na construção dialética. Neste contexto, buscaremos discutir a importância da utilização destas técnicas e jogos teatrais enquanto método auxiliar dinamizador dos conteúdos da Sociologia, propondo aos docentes desta área outra possibilidade de abordagem para que possam estimular o desenvolvimento da imaginação sociológica pelos estudantes deste nível educacional | - |
Descrição: dc.description | This article has as object discuss the utilization of the techniques and theatrical games integrating of Theater of Opressed (TO), created by Augusto Boal, in Basic Education´s Sociology classes. The techniques and games of TO can be used in any discipline, however, are of great value as auxiliary method at the teachinglearning in the Sociology discipline, in reason of it´s methodology based in dialetichal construction. At this context, we will seek to discuss the importance of this techniques and theatrical games utilization as a dynamic auxiliary method in the sociology content, proposing to the teachers of this area another possibility só that they can estimulate the development of sociological imagination by the students of this educational level | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro do oprimido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação sociológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater of Opressed | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociological education | - |
Título: dc.title | O Teatro do Oprimido como método auxiliar para dinamizar o ensino de sociologia na educação básica brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: