O Teatro do Oprimido como método auxiliar para dinamizar o ensino de sociologia na educação básica brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andréa Lucia da Silva de-
Autor(es): dc.contributorLemos, Carlos Eugênio Soares de-
Autor(es): dc.contributorDeolindo, Jacqueline da Silva-
Autor(es): dc.creatorSouza, Rafael Paes da Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16279-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766986-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo discutir a utilização das técnicas e jogos teatrais integrantes do Teatro do Oprimido (TO), criado por Augusto Boal, nas aulas de Sociologia na Educação Básica. As técnicas e jogos do TO podem ser utilizados em qualquer disciplina, no entanto, são de grande valor como método auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Sociologia, em razão de sua metodologia baseada na construção dialética. Neste contexto, buscaremos discutir a importância da utilização destas técnicas e jogos teatrais enquanto método auxiliar dinamizador dos conteúdos da Sociologia, propondo aos docentes desta área outra possibilidade de abordagem para que possam estimular o desenvolvimento da imaginação sociológica pelos estudantes deste nível educacional-
Descrição: dc.descriptionThis article has as object discuss the utilization of the techniques and theatrical games integrating of Theater of Opressed (TO), created by Augusto Boal, in Basic Education´s Sociology classes. The techniques and games of TO can be used in any discipline, however, are of great value as auxiliary method at the teachinglearning in the Sociology discipline, in reason of it´s methodology based in dialetichal construction. At this context, we will seek to discuss the importance of this techniques and theatrical games utilization as a dynamic auxiliary method in the sociology content, proposing to the teachers of this area another possibility só that they can estimulate the development of sociological imagination by the students of this educational level-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro do oprimido-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação sociológica-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectTheater of Opressed-
Palavras-chave: dc.subjectSociology Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectSociological education-
Título: dc.titleO Teatro do Oprimido como método auxiliar para dinamizar o ensino de sociologia na educação básica brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.