But don´t forget the songs that saved your life: The Smiths, YouTube e a nostalgia no pop contemporâneo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Simone Pereira de-
Autor(es): dc.contributorPereira de Sá, Simone-
Autor(es): dc.contributorCastellano, Mayka-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Adriana da Rosa-
Autor(es): dc.contributorJesus, Eduardo Antônio-
Autor(es): dc.contributorGuerra, Paula Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4051691188753073-
Autor(es): dc.creatorAlberto, Thiago Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766976-
Descrição: dc.descriptionA tese propõe investigar como as articulações entre música pop, memória e as mediações online materializam um fênomeno que chamamos de narrativas nostálgicas autobiográficas em redes sóciotecnicas. A partir de um conjunto de comentários postados em vídeos da banda britânica The Smiths disponíveis na plataforma YouTube, analisamos estes relatos como textualidades que denota a presença do passado como aspecto distintivo da fruição musical na contemporaneidade. Partimos da hipótese inicial de que, como estrutura de sentimento (WILLIAMS, 1979), a nostalgia ganha dimensões históricas em nosso tecido social até se explicitar como uma marca importante na produção e no consumo da cultura pop, um processo apontado por Reynolds (2011) como retromania. Como exemplo da presença deste pathos no contexto do rock, examinamos a trajetória dos Smiths, banda que esteve ativa entre 1982 e 1987, realçando a nostalgia como uma característica central de suas expressões líricas, sônicas e materiais e entendendo que as vinculações entre o grupo e este tema possibilitaram atrelar à banda uma marca identitária e performática singular em relação aos gêneros e cenas musicais do período em que atuaram, o que justificou uma sólida conexão com fãs e ajudou a constituir uma permanência afetiva após o fim da banda. Inferindo que este apego ganha outras tessituras com as novas tecnologias de comunicação, analisamos as relações entre música e memória a partir de seus agênciamentos cotidianos e moduladores do self (DENORA, 2000), interrelacionando-os em suas possibilidades de mediação no contexto da cultura digital, a partir de arranjos sócio-técnicos que envolvem perspectivas subjetivas, materiais e sócioculturais (VAN DIJCK, 2007; PEREIRA DE SÁ, 2016). Esta conjuntura modela os processos interacionais realizados em plataformas como o YouTube, que em sua vocação como arquivo e espaço heterotópico (FOUCAULT, 2011) se posiciona como um lugar privilegiado para a expressão da memória através dos relatos de si (ARFUCH, 2010). Após a discussão dos principais conceitos convocados por estes debates, investigamos os comentários de três clipes dos Smiths disponíveis na plataforma, balizando este material empírico como performances de gosto dos usuários (HENNION, 2001) a partir de um escopo categorial que dá corpo ao que chamamos de narrativas nostálgicas autobiográficas, enfatizando o papel da banda, do espaço e do público enquanto articuladores de um evento distinto no consumo de musica na contemporaneidade.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe thesis proposes to investigate how the articulations between pop music, memory and online mediations materialize a phenomenon that we call nostalgic autobiographical narratives in sociotechnical networks, based on a set of comments posted on videos of the British band The Smiths available on the platform YouTube empirically analyzed as reports that denote the presence of the past as a distinctive aspect of musical enjoyment in contemporary. We start from the initial hypothesis that, as a feeling structure (WILLIAMS, 1979), nostalgia gains historical dimensions in our social fabric until it becomes explicit as an important mode in the production and consumption of pop culture, a process pointed out by Reynolds (2011) as retromania. As an example of the presence of this pathos in the context of rock, we examine the trajectory of the Smiths, a band that was active between 1982 and 1987, highlighting nostalgia as a central feature of their lyrical, sonic and material expressions, understanding that the links between the group and this theme made it possible to tie to the band a unique identity and performance mark in relation to the genres and musical scenes of the period in which they acted, which justified a solid connection with fans and helped to constitute an affective permanence after the end of the group. Inferring that this attachment gains other dimensions with the new communication technologies, we analyze the relationships between music and memory based on their daily agencies and modulators of the self (DENORA, 2000), interrelating them in their possibilities of mediation in the context of digital culture, based on socio-technical arrangements that involve subjective, material, and socio-cultural perspectives (VAN DIJCK, 2007; PEREIRA DE SÁ, 2016). This conjuncture models the interactional processes carried out on platforms such as YouTube, which in its vocation as a file and heterotopic space (FOUCAULT, 2011) is positioned as a privileged place for the expression of memory through biographical narratives (ARFUCH, 2010). After discussing the main concepts called for by these debates, we investigated the comments of three Smiths clips available on the platform, marking this empirical material as performances of the taste (HENNION, 2001), from a categorical scope that embodies what we call nostalgic autobiographical narratives, emphasizing the role of the band, the site, and the public as articulators of a distinct event in the consumption of music in contemporary times.-
Descrição: dc.description259f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectmemória-
Palavras-chave: dc.subjectThe Smiths-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Palavras-chave: dc.subjectNostalgia-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica Pop-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectNostalgia-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectBanda (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectThe Smiths-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Palavras-chave: dc.subjectPop Music-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectNostalgia-
Título: dc.titleBut don´t forget the songs that saved your life: The Smiths, YouTube e a nostalgia no pop contemporâneo-
Título: dc.titleBut don´t forget the songs that saved your life: The Smiths, YouTube and nostalgia-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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