Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dantas, Simone | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Aimeé dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14113 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766973 | - |
Descrição: dc.description | O interesse pela análise combinatória, um dos principais ramos da matemática, tem sido pouco a pouco rejeitada pelos alunos do ensino básico, especialmente do Ensino Médio. E esse fracasso acontece em muitos casos pela forma com que esse tema tem sido abordado e principalmente, como tem sido apresentado aos alunos no seu primeiro contato com tal assunto. Dessa forma, o ensino de análise combinatória tem sido cada vez sistemático, sem propósito. O que pode ser feito para revertermos este quadro? Como tornar a análise combinatória e a matemática discreta em geral mais proveitosa? Como podemos usá-la a nosso favor? Este trabalho tem como principal objetivo propor uma entre muitas maneiras de auxiliar a matemática em geral. Serão apresentadas atividades que utilizam situações reais do dia-a-dia com tema considerado uma das raízes da análise combinatória, conjuntos. E, além disso, a introdução da indução matemática, que auxiliará o aluno a assimilar e dar sentido a alguns conteúdos já estudados. Nas atividades foi usado um método que valoriza as informações quantitativas das situações fazendo com que o aluno analise cada problema, diferentemente, não de maneira sistemática, sem valor | - |
Descrição: dc.description | 43 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise combinatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjuntos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indução matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise combinatória (Matemática) | - |
Título: dc.title | Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: