Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDantas, Simone-
Autor(es): dc.creatorReis, Aimeé dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14113-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766973-
Descrição: dc.descriptionO interesse pela análise combinatória, um dos principais ramos da matemática, tem sido pouco a pouco rejeitada pelos alunos do ensino básico, especialmente do Ensino Médio. E esse fracasso acontece em muitos casos pela forma com que esse tema tem sido abordado e principalmente, como tem sido apresentado aos alunos no seu primeiro contato com tal assunto. Dessa forma, o ensino de análise combinatória tem sido cada vez sistemático, sem propósito. O que pode ser feito para revertermos este quadro? Como tornar a análise combinatória e a matemática discreta em geral mais proveitosa? Como podemos usá-la a nosso favor? Este trabalho tem como principal objetivo propor uma entre muitas maneiras de auxiliar a matemática em geral. Serão apresentadas atividades que utilizam situações reais do dia-a-dia com tema considerado uma das raízes da análise combinatória, conjuntos. E, além disso, a introdução da indução matemática, que auxiliará o aluno a assimilar e dar sentido a alguns conteúdos já estudados. Nas atividades foi usado um método que valoriza as informações quantitativas das situações fazendo com que o aluno analise cada problema, diferentemente, não de maneira sistemática, sem valor-
Descrição: dc.description43 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise combinatória-
Palavras-chave: dc.subjectConjuntos-
Palavras-chave: dc.subjectIndução matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise combinatória (Matemática)-
Título: dc.titleConjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.