Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Julião, Elionaldo Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Maria Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Judice, Adriana Pinheiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766959 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa enfatizou a inclusão do aluno surdo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a sua análise, foi escolhida uma escola no município de Angra dos Reis com experiência na inclusão de jovens e adultos surdos (Escola Municipal de Educação de Surdos) como campo de observação e análise. Para isso, fez-se necessário abordar a escolarização de alunos surdos matriculados em salas de EJA, no contexto desta unidade de ensino, bem como as políticas inclusivas relacionadas à EJA, que contribuíram para a caracterização dos sujeitos existentes em seu espaço. Os resultados do estudo apontam que a EJA tem se transformado em um espaço inclusivo, onde “assegura-se a todos” igualdade. Mas os resultados também demonstram a inequação destes espaços, o que torna o aprendizado ineficiente. Desse modo, a pesquisa aponta alguns desafios que nos levam pensar a escola ideal para a educação dos surdos e para que a EJA possa atender minimamente a diversidade de seus sujeitos | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | A inclusão na educação de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Análise da experiência na Escola Municipal de Educação de Surdos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: