A inclusão na educação de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Análise da experiência na Escola Municipal de Educação de Surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorAlves, Maria Aparecida-
Autor(es): dc.creatorJudice, Adriana Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766959-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa enfatizou a inclusão do aluno surdo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a sua análise, foi escolhida uma escola no município de Angra dos Reis com experiência na inclusão de jovens e adultos surdos (Escola Municipal de Educação de Surdos) como campo de observação e análise. Para isso, fez-se necessário abordar a escolarização de alunos surdos matriculados em salas de EJA, no contexto desta unidade de ensino, bem como as políticas inclusivas relacionadas à EJA, que contribuíram para a caracterização dos sujeitos existentes em seu espaço. Os resultados do estudo apontam que a EJA tem se transformado em um espaço inclusivo, onde “assegura-se a todos” igualdade. Mas os resultados também demonstram a inequação destes espaços, o que torna o aprendizado ineficiente. Desse modo, a pesquisa aponta alguns desafios que nos levam pensar a escola ideal para a educação dos surdos e para que a EJA possa atender minimamente a diversidade de seus sujeitos-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdos-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleA inclusão na educação de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Análise da experiência na Escola Municipal de Educação de Surdos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.