O minibasquete como uma estratégia de ensino do basquetebol na Educação Física Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Neves-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, José Roberto Calçada-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Paulo de Tarso Maciel-
Autor(es): dc.creatorSilva, Juann Melo Chagas e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26666-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766957-
Descrição: dc.descriptionO estudo tem como objetivo geral identificar, por intermédio de um Estudo de Caso, se o Minibasquete pode agir como uma metodologia alternativa de ensino do Basquetebol na Educação Física escolar. A pesquisa que possui abordagem qualitativa, foi realizada a partir de entrevista semiestruturada com o objetivo de coletar depoimentos do seguinte informante: professor de Educação Física escolar com experiência no treinamento do Basquetebol. Para interpretar os dados coletados, esta pesquisa se inspirou na teoria/técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos ao longo do estudo nos conduziram à criação de quatro categorias de análise: A relação dos alunos com o Basquetebol; os obstáculos e possibilidades para o ensino do Basquetebol; as fontes de conhecimento do professor e o Minibasquete como estratégia de ensino do Basquetebol.-
Descrição: dc.descriptionThe study's general objective is to identify, through a Case Study, whether Minibasketball can act as an alternative methodology for teaching Basketball in Physical Education at school. The research, which has a qualitative approach, was carried out from a semi-structured interview with the objective of collecting testimonies from the following informant: a school Physical Education teacher with experience in Basketball training. To interpret the collected data, this research was inspired by the theory/technique of Content Analysis (BARDIN, 1977). The results obtained throughout the study led us to create four categories of analysis: The relationship between students and Basketball; obstacles and possibilities for teaching Basketball; the teacher's sources of knowledge and Minibasketball as a basketball teaching strategy.-
Descrição: dc.description59 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBasquetebol-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia alternativa-
Palavras-chave: dc.subjectMinibasquete-
Palavras-chave: dc.subjectBasquetebol-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectBasketball-
Palavras-chave: dc.subjectAlternative methodology-
Palavras-chave: dc.subjectMinibasketball-
Título: dc.titleO minibasquete como uma estratégia de ensino do basquetebol na Educação Física Escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.