Formação de educadores de jovens e adultos em moçambique: aspectos sociopolíticos e pedagógicos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Elionaldo Julião-
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge-
Autor(es): dc.contributorNicodemos, Alessandra-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Rosa Malena de-
Autor(es): dc.contributorBeiral, Hellen-
Autor(es): dc.contributorVicente, José Gil-
Autor(es): dc.creatorXavier, André Joaquim Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766951-
Descrição: dc.descriptionA presente tese de doutorado visa refletir sobre os aspectos sociopolíticos e pedagógicos da formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique, especialmente analisando a experiência de formação de educadores de jovens e adultos implementada pelos Institutos de Formação de Educadores de Adultos no período de 2010 a 2017. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa se concentrou na análise de documentos e entrevistas com os principais sujeitos envolvidos na política. Dialogando com Paulo Freire, Donald Schon e Jacques Delors para a análise dos dados empíricos, a tese se centra em três tópicos principais: história da educação moçambicana a partir da época colonial até o período pós-colonial; as políticas públicas de formação de educadores de jovens e adultos implementadas em Moçambique; e a análise da experiência do Instituto de Formação de Educadores de Adultos (IFEA) de Chongoene. Ao estudar a história da educação moçambicana observou-se que a revolução socialista liderada pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) apresentou uma política de educação universal que permitiu a massificação da educação para as camadas populares, verificando-se grandes avanços na educação de jovens e adultos. Contudo, a revolução acabou sendo ofuscada com a implementação do neoliberalismo, o que acabou esvaziando a educação de jovens e adultos em Moçambique, reduzindo-a para processos de preparação para o trabalho manual. Ao analisar os documentos que compõe a política de formação de formação de educadores de jovens e adultos, o pesquisador destaca o antagonismo entre as perspectivas de Paulo Freire (progressista e socialista) e Jacques Delors (mercadológica e capitalista) bastante visíveis nos documentos curriculares implementados pelos IFEAs-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to reflect on the sociopolitical and pedagogical aspects of youth and adult educator training in Mozambique, especially, analyzing the training experience implemented by the Institutes of Training of Adult Educators from 2010 to 2017. To accomplish this goal, we adopted a qualitative research, through document analysis and interview with the main actors involved in the policy of youth and adult educator training. Based on the articulation of Paulo Freire, Donald Schon and Jacques Delors' thoughts with the empirical data, the thesis discusses three essential topics: history of Mozambican education from the colonial period to the postcolonial period, highlighting the main aspects of education in the two periods; the public education policies of youth and adult educators training implemented in Mozambique; and the analysis of the experience of the Chongoene Adult Training Institute (IFEA). By studying the history of Mozambican education, it was observed that the socialist revolution led by the Liberation Front of Mozambique (FRELIMO) presented a policy of universal education that allowed the spreading of education among popular classes, with great advances in the youth and adult education. However, the revolution was overshadowed by neoliberalism, which ended up emptying the education of young people and adults in Mozambique, reducing it to a processes of manual labor training. By analyzing the documents that make up the training policy for youth and adult educators, the researcher highlights the antagonism between the perspectives of Paulo Freire (progressive and socialist) and Jacques Delors (market and capitalist) that are quite visible in the curriculum documents implemented by IFEAs-
Descrição: dc.description246 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAdult education-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers training-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policy-
Título: dc.titleFormação de educadores de jovens e adultos em moçambique: aspectos sociopolíticos e pedagógicos-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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