Atividades experimentais: uma proposta de ensino investigativo sobre a refração da luz

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorBarrelo Junior, Nelson-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Lucas Veleda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23170-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766941-
Descrição: dc.descriptionA experimentação nas aulas de Física do Ensino Médio tem sido recomendada tanto por documentos oficiais do governo brasileiro como por pesquisadores de Ensino de Física. Porém, a maneira como essa metodologia é aplicada influencia sua eficácia, fazendo com que muitas vezes a sua utilização seja questionada. Sendo assim, neste trabalho buscamos, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar quais são as principais tendências da experimentação como prática educativa na atualidade. Desse modo, são refletidas também epistemologias de ensino que, a nosso ver, melhor se adequam na aplicação da experimentação, como por exemplo, na perspectiva do ensino por investigação e da aprendizagem significativa de Ausubel acrescida da visão crítica de Marco Antonio Moreira, na tentativa de viabilizar a utilização de aparatos experimentais com materiais de baixo custo como uma estratégia de ensino de Física que favoreça um processo de formação crítica, no qual o estudante atua como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Para tanto, foi elaborada uma sequência de ensino que tem como foco uma abordagem prático experimental investigativa para o estudo da refração da luz e que recorre a materiais simples e de baixo custo. Essa sequência, além da aproximação do estudante do conhecimento científico, tem a intencionalidade de promover seu envolvimento e, consequentemente, maior participação. Para tanto, pressupõe uma postura reflexiva do professor. Dessa forma, são levantados questionamentos que aproximem o cotidiano do estudante com a Física relacionada ao fenômeno de refração da luz e sugeridos três experimentos, um vídeo e um texto extraclasse para viabilizar uma discussão mais profunda sobre o tema. Cabe esclarecer que a sequência não pode ser aplicada devido ao período de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19-
Descrição: dc.descriptionThe scientific experimentation at high school physics classes has been recommended by physics researchers as well as by the Brazilian government. However, the way this methodology is applied influences in its efficiency, causing its utilization to be questioned. Therefore, in this article we will analyze, through a literature review, which are the main tendencies for scientific experimentation as an educational practice nowadays. Accordingly, educational epistemologies are debated, hence, from our point of view, they adjust better at the actual application of scientific experimentation. To illustrate, we reference Ausubel and his perspective of investigative method and meaningful learning, as well as Marco Antônio Moreira’s critical view, while trying to enable the utilization of scientific experimentation with low-cost materials and a physics educational strategy that supports a process of critical thinking where the student acts as a protagonist of its own schooling process. It´s presented an educational sequence focused in a practical, investigative, and experimental approach to the development of the light reflection knowledge, that only requires simple and low-cost materials. This sequence aims to promote involvement between the student and the scientific knowledge, pursuant to its absorption. Equally important is the teacher’s reflective position before the project. To conclude and raise debates that connect the students day-to-day to the physics behind light refraction, we suggest three experimentations, one video and an article, to enable a deeper discussion of the subject. Laying emphasis on the fact that the sequence exposed here cannot be applied, hence the suspension of classroom lessons due to covid-19 pandemic-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectRefração da luz-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectRefração da luz-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics classes-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectScientific experiments-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigation methods-
Palavras-chave: dc.subjectLight refraction-
Título: dc.titleAtividades experimentais: uma proposta de ensino investigativo sobre a refração da luz-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.