Os determinantes dos preços dos ingressos de futebol: um estudo de caso para o campeonato brasileiro da série A no período de 2012 a 2018

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorProfeta, Graciela Aparecida-
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.contributorSantos, Vladimir Faria dos-
Autor(es): dc.contributorRubinsztajn, Igor Kippe-
Autor(es): dc.creatorThomaz, Ivens Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766936-
Descrição: dc.descriptionO futebol Brasileiro movimenta quantias milionárias todos os anos e as receitas de bilheteria fazem parte de toda essa movimentação. Assim, o presente trabalho teve por objetivo identificar e mensurar os determinantes do preço dos ingressos de futebol por meio de um estudo de caso para o campeonato Brasileiro no período de 2012 a 2018. O referencial teórico que sustentou as análises se baseou na teoria econômica da formação de preços. Quanto à metodologia empírica, aplicou-se um modelo de regressão com dados em painel para se estimar os determinantes dos preços dos ingressos. A amostra foi comporta por 1596 jogos de 12 clubes durante o período analisado. Além disso, destaca-se que, por meio de uma revisão de literatura acerca do tema foi possível definir as variáveis presentes no modelo econométrico. A partir da aplicação do modelo pode-se observar que a maioria das variáveis explicavam os determinantes preço dos ingressos com magnitude considerável, principalmente as variáveis custo e estádio. Assim, estas devem ser sempre observadas com atenção e devem ser levadas em consideração antes da realização de qualquer partida, pois estádios modernos têm custos operacionais mais elevados; porém, um maior potencial de atração do público. As demais vaiáveis compõem fatores esportivos que afetam a demanda pelo jogo e podem propiciar um maior lucro se bem exploradas, como jogos no fim de semana e clássicos, bem como um bom desempenho esportivo. A teoria do custo total de Hall e Hitch explica de forma satisfatória os fatores econômicos na formação de preços para os ingressos do campeonato Brasileiro, portanto-
Descrição: dc.descriptionBrazilian football moves millionaire amounts every year and box office revenues are part of all this movement. Thus, the present study aimed to identify and measure the determinants of the price of football tickets through a case study for the Brazilian championship in the period from 2012 to 2018. The theoretical framework that supported as statistics was based on the economic theory of formation of prices. As for the empirical methodology, apply a regression model with data on the panel to estimate the determinants of ticket prices. A sample comprised 1596 games from 12 clubs during the period analyzed. In addition, select whether, why a literature review on the topic was possible to define as variables present in the economic model. From the application of the model, it is possible to observe that most of the variables explain the determining prices of tickets with minimum magnitude, mainly as variables used and stadium. Thus, these must always be observed carefully and must be taken into account before making any game, as they are subject to modern high costs; however, a greater potential for public attraction. Like other options, they make up sports factors that affect the demand for the game and can provide a greater profit if explored, such as weekend games and classics, as well as a good sports performance. The total cost theory of Hall and Hitch explains in a satisfactory way the economic factors in the formation of prices for tickets of the Brazilian championship, therefore-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia do esporte-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectPreço de ingressos-
Palavras-chave: dc.subjectDemanda por futebol-
Palavras-chave: dc.subjectDados em painel-
Palavras-chave: dc.subjectDemanda-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectDeterminação de preços-
Palavras-chave: dc.subjectSport economics-
Palavras-chave: dc.subjectFootball-
Palavras-chave: dc.subjectTicket price-
Palavras-chave: dc.subjectDemand for soccer-
Palavras-chave: dc.subjectPanel data-
Título: dc.titleOs determinantes dos preços dos ingressos de futebol: um estudo de caso para o campeonato brasileiro da série A no período de 2012 a 2018-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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