A gastronomia exibida no cotidiano da televisão brasileira: um panorama da representação da comida na tela

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Renata de Rezende-
Autor(es): dc.contributorSilva, Denise Tavares da-
Autor(es): dc.contributorSiciliano, Tatiana Oliveira-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Renata de Rezende-
Autor(es): dc.creatorLavinas, Eleonora Leite Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3990-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766931-
Descrição: dc.descriptionA proposta desta pesquisa consiste em compreender a forma como, na atualidade, o tema culinária/gastronomia, diretamente relacionado ao cotidiano, é apropriado e enquadrado pela mídia televisiva brasileira. Nas últimas décadas, a comida, além de ter se tornado assunto de interesse, passou a ocupar relevante espaço nos variados meios de comunicação: mídia impressa, eletrônica e digital. Esta pesquisa, portanto, surge a partir da observação da ampliação do repertório semântico do tema culinária/gastronomia no ambiente midiático, mais especificamente, na mídia televisiva brasileira. Mediante análise, verifica-se o enquadramento do tema em distintos formatos, em uma espécie de segmentação que permitiu o desenvolvimento de tipologias, conforme será demonstrado. Nesse contexto, sustenta-se a hipótese de que as mensagens propagadas extrapolam, por vezes, o alimento em si, funcionando como uma espécie de ferramenta pedagógica de consumo não só de alimentos e bens relativos ao universo culinário, mas, sobretudo, de valores associados às práticas alimentares, corroborando na construção de estilos de vida. Além do percurso bibliográfico, foi implementada a combinação de diferentes métodos: cartografia, observação direta e análise do conteúdo. Nesse processo, foram observadas todas as produções televisivas cujo tema era culinária e gastronomia nas TVs aberta e fechada. Após o enquadramento em tipologias, o estudo teve como recorte para a análise em profundidade o conteúdo de cinco produções: Bela Cozinha, exibido no canal GNT; Chef Itinerante do canal TLC - Travel&Living; MasterChef Brasil, exibido nos canais Discovery Home&Health e na Band; Dia Dia com Daniel Bork, do canal Band e, por último, Cozinha prática com Rita Lobo, exibido no GNT.-
Descrição: dc.descriptionFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this research is to understand how, currently, the culinary / gastronomy theme, directly related to daily life, is appropriate and framed by the Brazilian television media. In the last decades, food, in addition to becoming a subject of interest, came to occupy relevant space in the various media: print, electronic and digital media. This research, therefore, arises from the observation regarding the extension of the semantic repertoire of the culinary / gastronomy theme in the media environment, more specifically, in the Brazilian television media. Through analysis, it is verified the framing of the theme in different formats, in a kind of segmentation that allowed the development of typologies, as will be demonstrated. In this context, the hypothesis is maintained that the propagated messages sometimes extrapolate the food itself, functioning as a kind of pedagogical tool of consumption not only of foods and goods related to the culinary universe, but, above all, associated values to food practices, corroborating in the construction of lifestyles. In addition to the literature, a combination of different methods was implemented: mapping, direct observation and content analysis. In this process, all television productions were observed whose theme was cooking and gastronomy in the open and closed TVs. After framing in typologies, the study had as a cut-off for the in-depth analysis of the content five productions: Bela Cozinha, shown on the GNT channel; Chef Itinerante of TLC - Travel & Living; MasterChef Brazil featured on Discovery Home & Health and Band; Dia Dia with Daniel Bork of the Band channel and, finally, Cozinha Prática com Rita Lobo exhibited in the GNT. Keywords:-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectGastronomia-
Palavras-chave: dc.subjectCulinária-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectGastronomia-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectCulinária-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia)-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Palavras-chave: dc.subjectGastronomy-
Palavras-chave: dc.subjectDaily-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Palavras-chave: dc.subjectCooking-
Título: dc.titleA gastronomia exibida no cotidiano da televisão brasileira: um panorama da representação da comida na tela-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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