Saberes docentes: a prática pedagógica no início profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Geovana Tabachi-
Autor(es): dc.contributorSilva, Geovana Tabachi-
Autor(es): dc.contributorLemos, Carlos Eugênio Soares de-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Flavia Mendes-
Autor(es): dc.creatorPereira Junior, Benicio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7308-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766923-
Descrição: dc.descriptionCompreender os saberes que os professores incorporam durante sua formação profissional pode fazer-nos elucidar questões que nos remetem a reflexões significativas no campo educacional. Essa pesquisa teve como objetivo identificar a qual saber os docentes atribuem à sua prática pedagógica no início de sua atividade profissional. O estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico, de observações em salas de aula e da análise dos questionários aplicados a dez professores que atuam em escolas públicas e privadas no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Para interpretação dos dados dialogo, em especial, com autores como Paulo Freire e Tardif, quanto aos resultados, podemos considerar que o saber de um professor pode ser construído através de uma boa formação acadêmica e da experiência adquirida na prática educacional, principalmente aquelas experimentadas junto aos discentes, compartilhando as teorias e associando a realidade cotidiana dos educandos-
Descrição: dc.descriptionUnderstand the knowledge that teachers incorporate during their training can make us clarify issues that lead us to significant reflections in the educational field. This research aimed to identify which know the teachers attach to their teaching early in his professional activity. The study was conducted through a literature review, analysis of observations in the classrooms and of questionnaires to ten teachers who work in public and private schools in the municipality of Campos dos Goytacazes/RJ. To interpret the dialogue data, in particular, with authors such as Paulo Freire and Tardif in the results, we can consider that the knowledge of a teacher can be built through a good academic background and experience in educational practice, especially those experienced together with students, sharing theories and combining the everyday reality of students-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Título: dc.titleSaberes docentes: a prática pedagógica no início profissional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.