Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Geovana Tabachi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Geovana Tabachi | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Carlos Eugênio Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Flavia Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira Junior, Benicio da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7308 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766923 | - |
Descrição: dc.description | Compreender os saberes que os professores incorporam durante sua formação profissional pode fazer-nos elucidar questões que nos remetem a reflexões significativas no campo educacional. Essa pesquisa teve como objetivo identificar a qual saber os docentes atribuem à sua prática pedagógica no início de sua atividade profissional. O estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico, de observações em salas de aula e da análise dos questionários aplicados a dez professores que atuam em escolas públicas e privadas no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Para interpretação dos dados dialogo, em especial, com autores como Paulo Freire e Tardif, quanto aos resultados, podemos considerar que o saber de um professor pode ser construído através de uma boa formação acadêmica e da experiência adquirida na prática educacional, principalmente aquelas experimentadas junto aos discentes, compartilhando as teorias e associando a realidade cotidiana dos educandos | - |
Descrição: dc.description | Understand the knowledge that teachers incorporate during their training can make us clarify issues that lead us to significant reflections in the educational field. This research aimed to identify which know the teachers attach to their teaching early in his professional activity. The study was conducted through a literature review, analysis of observations in the classrooms and of questionnaires to ten teachers who work in public and private schools in the municipality of Campos dos Goytacazes/RJ. To interpret the dialogue data, in particular, with authors such as Paulo Freire and Tardif in the results, we can consider that the knowledge of a teacher can be built through a good academic background and experience in educational practice, especially those experienced together with students, sharing theories and combining the everyday reality of students | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Título: dc.title | Saberes docentes: a prática pedagógica no início profissional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: