Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carlos Alberto Lidizia-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorTrentin, Fábia-
Autor(es): dc.creatorBolzan, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1533-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766921-
Descrição: dc.descriptionA qualidade de uma instituição de ensino depende da boa organização e funcionamento dos processos principais e de apoio. O processo principal de uma instituição de ensino é o ensino-aprendizagem que para atingir seu melhor desempenho precisa de processos gerenciais de apoio que atendam aos requisitos dos conceitos de gestão pela qualidade. O objetivo deste trabalho foi elaborar um diagnóstico que sirva como um plano para pôr em prática melhorias nos processos principais do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Para realizá-lo foram utilizadas na coleta de dados a pesquisa documental e entrevistas com os representantes da coordenação e departamento de turismo. No diagnóstico do departamento foram identificadas diversas oportunidades de melhorias com base nos critérios de excelência, adotados pela categoria de premiação do Prêmio Qualidade Rio e a partir destas foi possível elaborar um quadro para cada critério de excelência, apresentando propostas de melhorias para os processos gerenciais relacionados com cada critério-
Descrição: dc.descriptionThe quality of an educational institution relies upon the organization and the operation of the main processes as well as the support processes. The major process of an educational institution is the teaching-learning process which, in order to achieve its best, requires managerial support processes that meet the requirements of quality-management concepts. This paper aims at elaborating a diagnosis that can be used as a plan to bring improvements of the main processes of the Tourism Department at UFF into effect. To carry out such project, documental survey and interviews with representatives from the coordination and tourism department have been utilized during data collection. During the diagnosis, several opportunities for improvements have been identified. Such improvements would be based upon excellence criteria. Those criteria are currently adopted by Prêmio Qualidade Rio, and through those we were able to elaborate a table for each and every excellence criterium, showing propositions for improving managerial processes related to each criterium-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectCritérios de excelência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectExcellence criteria-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Título: dc.titleDiagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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