Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, José Rodrigo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santander, Luz Amanda Melgar | - |
Autor(es): dc.contributor | Hora, Mônica de Aquino Galeano Massera da | - |
Autor(es): dc.creator | Fontes Neto, Geremias de Mattos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14520 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766910 | - |
Descrição: dc.description | Os cursos de Engenharia são de extrema importância para um país e para a melhoria das condições de vida da população. Entretanto, as áreas de Engenharia exigem dos alunos bons conhecimento em matemática, física e química oriundos do ensino médio, e portanto, requer afinidade com a área. A preocupação excessiva com o vestibular e a precocidade da escolha da área profissional pode trazer uma série de consequências para os alunos ingressantes, como por exemplo a evasão dos alunos ou o prolongamento do tempo de formação do curso, sobretudo no caso das Engenharias. Utilizando os dados do requerimento de inscrição do vestibular da UFF 2011 e do questionário sociocultural, este trabalho teve como objetivo estabelecer a associação entre características demográficas, socioeconômicas e culturais e a escolha pela área de engenharia, relativamente às demais áreas de ciências exatas, e áreas de ciências humanas e biológicas. Para tanto, utilizou-se o Modelo de Regressão Logística Multinomial. A partir dos resultados do estudo, verificou-se maior chance de escolher as áreas de Engenharia, entre os candidatos do sexo masculino, com faixa etária de 15 a 19 anos, com motivação financeira, filhos de pais mais escolarizados (nível superior ou pósgraduação), com maior renda mensal familiar (mais de 10 salários mínimos versus até 3 salários mínimos) e que concluíram o ensino médio nos anos de 2009 ou 2010. Conclui-se, portanto, que os candidatos que optaram pelas áreas de Engenharia tendem a ser candidatos mais jovens e que concluíram o ensino médio próximo ao ano de realização do vestibular da UFF 2011. Além disso, o salário é um fator preponderante para a escolha das áreas de Engenharia, mas também outros fatores são levados em consideração, como por exemplo, o fato de não trabalhar e domínio de língua estrangeira. Diante da complexidade acerca da escolha profissional, ressalta-se a importância da orientação profissional, desenvolvida por equipe multiprofissional qualificada em escolas do ensino médio, a fim de identificar as características peculiares dos alunos, auxiliando-os em suas escolhas profissionais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Áreas de engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular da UFF 2011 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de regressão logística multinomial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regressão (Estatística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
Título: dc.title | Perfil sociocultural dos candidatos aos cursos da área de Engenharia no vestibular da UFF 2011: uma análise usando regressão logística multinomial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: