Perfil sociocultural dos candidatos aos cursos da área de Engenharia no vestibular da UFF 2011: uma análise usando regressão logística multinomial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, José Rodrigo de-
Autor(es): dc.contributorSantander, Luz Amanda Melgar-
Autor(es): dc.contributorHora, Mônica de Aquino Galeano Massera da-
Autor(es): dc.creatorFontes Neto, Geremias de Mattos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766910-
Descrição: dc.descriptionOs cursos de Engenharia são de extrema importância para um país e para a melhoria das condições de vida da população. Entretanto, as áreas de Engenharia exigem dos alunos bons conhecimento em matemática, física e química oriundos do ensino médio, e portanto, requer afinidade com a área. A preocupação excessiva com o vestibular e a precocidade da escolha da área profissional pode trazer uma série de consequências para os alunos ingressantes, como por exemplo a evasão dos alunos ou o prolongamento do tempo de formação do curso, sobretudo no caso das Engenharias. Utilizando os dados do requerimento de inscrição do vestibular da UFF 2011 e do questionário sociocultural, este trabalho teve como objetivo estabelecer a associação entre características demográficas, socioeconômicas e culturais e a escolha pela área de engenharia, relativamente às demais áreas de ciências exatas, e áreas de ciências humanas e biológicas. Para tanto, utilizou-se o Modelo de Regressão Logística Multinomial. A partir dos resultados do estudo, verificou-se maior chance de escolher as áreas de Engenharia, entre os candidatos do sexo masculino, com faixa etária de 15 a 19 anos, com motivação financeira, filhos de pais mais escolarizados (nível superior ou pósgraduação), com maior renda mensal familiar (mais de 10 salários mínimos versus até 3 salários mínimos) e que concluíram o ensino médio nos anos de 2009 ou 2010. Conclui-se, portanto, que os candidatos que optaram pelas áreas de Engenharia tendem a ser candidatos mais jovens e que concluíram o ensino médio próximo ao ano de realização do vestibular da UFF 2011. Além disso, o salário é um fator preponderante para a escolha das áreas de Engenharia, mas também outros fatores são levados em consideração, como por exemplo, o fato de não trabalhar e domínio de língua estrangeira. Diante da complexidade acerca da escolha profissional, ressalta-se a importância da orientação profissional, desenvolvida por equipe multiprofissional qualificada em escolas do ensino médio, a fim de identificar as características peculiares dos alunos, auxiliando-os em suas escolhas profissionais-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectÁreas de engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectVestibular da UFF 2011-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de regressão logística multinomial-
Palavras-chave: dc.subjectRegressão (Estatística)-
Palavras-chave: dc.subjectVestibular-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia-
Título: dc.titlePerfil sociocultural dos candidatos aos cursos da área de Engenharia no vestibular da UFF 2011: uma análise usando regressão logística multinomial-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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