A comunicação como ferramenta de gestão em enfermagem no trabalho com a equipe multiprofissional no contexto da atenção básica: uma contribuição para o cuidado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSanchez, Maritza Consuelo Ortiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2942565000981441-
Autor(es): dc.contributorBraga, André Luiz de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5057225456049622-
Autor(es): dc.contributorNassar, Pedro Ruiz Barbosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0787287618569101-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7763841890793181-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Luana Souza de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766893-
Descrição: dc.descriptionPesquisa teve como objeto de estudo os desafios e os reflexos do processo da comunicação como ferramenta de gestão de enfermagem no trabalho com a equipe multidisciplinar no contexto da atenção básica na assistência ao usuário. Objetivo geral: 1) compreender a importância, os desafios e os reflexos do processo da comunicação como ferramenta de gestão de enfermagem no trabalho com a equipe multidisciplinar no contexto da atenção básica na assistência ao usuário. Objetivos específicos: 1) Descrever a importância da comunicação como ferramenta de gestão de enfermagem no trabalho com a equipe multidisciplinar no cenário da atenção básica na assistência ao usuário. 2) Analisar os desafios no processo de comunicação como ferramenta de gestão de enfermagem no trabalho com a equipe multidisciplinar no cenário da atenção básica e seus reflexos na assistência ao usuário. Metodologia: Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva. Campo: Policlínica Regional do Largo da Batalha e Policlínica Regional de Itaipu. Participantes: Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes sociais. Instrumento de coleta de dados: entrevista semiestruturada contendo cinco perguntas das quais foram extraídos os dados para análise do estudo. Foi utilizada a análise temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF. Parecer Consubstanciado, CAAE: 17558419.7.0000.5243, de agosto, 2019. Resultados: Os achados referem-se às seguintes categorias e subcategorias: 4.1) Comunicação como ferramenta de gestão de enfermagem no trabalho com a equipe multidisciplinar no cenário da atenção básica; 4.1.1) Conhecimento e entendimento dos sujeitos sobre comunicação; 4.1.2) Importância da comunicação entre a equipe multiprofissional; 4.2) Desafios no processo de comunicação e seus reflexos na assistência ao usuário da equipe multidisciplinar no cenário da atenção básica; 4.2.1) Dificuldades ou facilidades no processo de comunicação no cotidiano da equipe multiprofissional; 4.2.2) Reflexos da comunicação para o usuário; 4.2.3) Intervenções para uma comunicação mais eficaz. Considerações Finais: O processo de comunicação entre os membros da equipe multiprofissional é otimizado em função da importância do cuidado ao cliente, através da interação humana, relação de interdependência, reconhecimento profissional e do entendimento do outro. Resultando na melhora do atendimento, continuidade dos tratamentos, diminuição de falhas que gerem reflexos negativos nos profissionais e nos usuários.-
Descrição: dc.descriptionThe research had as object and study the challenges and the reflexes of the communication process as a nursing management tool in the work with multidisciplinary team in the context of the basic attention in the user assistance. General objective: 1) to understand the importance, the challenges and The reflexes of the communication process as a nursing management tool at work with a multidisciplinary team with no context of primary care in user assistance. Applicable objectives: 1) Describe the importance of communication as a nursing management tool in working with a multidisciplinary team in the primary care setting for user care. 2) Analyze the challenges in the communication process as a nursing management tool at work with a multidisciplinary team in the primary care setting and its effects on user care. Methodology: A qualitative research, descriptive. Field: Largo da Batalha Regional Polyclinic and Itaipu Regional Polyclinic. Subjects: Nurses, doctors, nursing technicians, physiotherapists, pharmacists and social workers. Data collection: a semi-structured interview containing five questions from which data were extracted for study analysis. Thematic analysis was used. The project was submitted to the Research Ethics Committee of the UFF School of Medicine, and approved with the Consubstantiated Opinion, CAAE: 17558419.7.0000.5243, August 2019. Results and Discussion: The findings refer to the following categories and subcategories: 4.1) Communication as a nursing management tool at work with a multidisciplinary team in the primary care setting; 4.1.1) Knowledge and understanding of the subjects about communication; 4.1.2) Importance of communication between a multiprofessional team; 4.2) Challenges in the communication process and reflexes in assisting the multidisciplinary team user in the primary care setting; 4.2.1) Difficulties or facilities in the communication process in the daily life of the multiprofessional team; 4.2.2) Reflexes of communication to the user; 4.2.3) Interventions for more effective communication. Final Considerations: The communication process between the members of the multiprofessional team is optimized due to the importance of customer care through human interaction, interdependence, professional recognition and understanding of others. Resulting in the improvement of care, continuity of treatments, reduction of failures that generate negative reflexes in professionals and users-
Descrição: dc.description45 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEquipe multiprofissional-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção Básica-
Palavras-chave: dc.subjectEquipe de assistência ao paciente-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção primária à saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectMultiprofessional team-
Palavras-chave: dc.subjectNursing management-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary care-
Título: dc.titleA comunicação como ferramenta de gestão em enfermagem no trabalho com a equipe multiprofissional no contexto da atenção básica: uma contribuição para o cuidado-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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