Violência escolar: breve análise de uma estadual em Campos dos Goytacazes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Raquel Brum Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Flávia Mendes-
Autor(es): dc.contributorBalbi, João Francisco Barreto Caiafa-
Autor(es): dc.creatorAzeredo, Manuela Pinheiro Henrique de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14409-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766892-
Descrição: dc.descriptionÉ notório o fato de que a violência em nosso país tem crescido em escala alarmante há considerável espaço de tempo, cujos índices têm sido manchetes em noticiários nacionais e internacionais e reproduzidos nos mais diversos meios de comunicação. Essa realidade revela que, apesar de discursos contundentes que reafirmam e reclamam a necessidade do combate a esse grande mal que assola o Brasil, tem sido desanimadora a tentativa de solução para o problema que afeta nossa população, sobretudo nos centros urbanos, onde vivemos a mercê de uma desenfreada onda de relacionamentos em desacordo com as normas de civilidade. O presente trabalho visa a identificar violências escolares existentes no ambiente institucional educacional, sob a óptica de alunos e professores, tendo como campo de pesquisa uma escola estadual de Campos dos Goytacazes, localizada em sua região central. Para tanto, foram realizadas entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio do turno matutino da referida escola-
Descrição: dc.descriptionIt's notorious that violence in our country has grown on an alarming scale for a considerable period of time, the indexes of which have been headlines in national and international news and reproduced in the most diverse media. This reality reveals that, despite compelling discourses that reaffirm and claim the need to combat this great evil that plagues Brazil, it has been discouraging to try to solve the problem that affects our population, especially in urban centers, where we live at the mercy of an unbridled wave of relationships in disagreement with the norms of civility. The present work aims to identify existing school violence in the institutional educational environment, from the perspective of students and teachers, having as field of research a state school of Campos dos Goytacazes, located in its central region. For that, interviews were conducted with students and high school teachers of the morning shift of said school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPercepções-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na escola-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleViolência escolar: breve análise de uma estadual em Campos dos Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.