Experiência interior na obra narrativa de Samuel Beckett: "o calmante" e "textos para nada"

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeal, Paula Glenadel-
Autor(es): dc.contributorGomes, Angela Maria Dias de Brito-
Autor(es): dc.contributorNicié, Michelle-
Autor(es): dc.creatorDuro, Ana Paula Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3664-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766885-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta dissertação é analisar os aspectos da experiência beckettiana que se pode caracterizar como “interior” devido às suas implicações para a subjetividade, partindo da noção de experiência interior apresentada por Georges Bataille em seu livro homônimo de 1943. A discussão centra-se em torno da figura do sujeito beckettiano e a da forma como ele se inscreve na linguagem na novela O Calmante e nos Textos para nada. Este sujeito se apresenta como narrador-personagem de sua própria história e, ao encenar seu processo de escrita, demonstra a insuficiência do código face à diversidade do “eu” e do “mundo”. Através do desenvolvimento de seu caminho narrativo, que questiona e desconfia constantemente da linguagem, ele realiza sua experiência singular. Neste percurso abre-se a possibilidade de tensionamento dos limites da razão, da moral, da lógica, do “eu” e da linguagem-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this dissertation is to analyze the Beckettian experience that can be characterized as “interior” because of its consequences for the subjectivity, starting from the notion of inner experience developed by Georges Bataille in his book of 1943. The discussion is centered around the figure of the subject that presents himself as the narrator-character of his own story and, by dramatizing his process of writing, demonstrates the insufficiency of the code regarding the diversity of the “I” and the “world”. Through the development of his narrative, that constantly questions and doubts the language, he realizes his singular experience. This process opens the possibility to tension the limits of reason, moral, logic, of the “I” and the language-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência interior-
Palavras-chave: dc.subjectBeckett-
Palavras-chave: dc.subjectBataille-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua francesa-
Palavras-chave: dc.subjectBeckett, Samuel, 1906-1989-
Palavras-chave: dc.subjectBataille, Georges, 1897-1962-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectInner experience-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Título: dc.titleExperiência interior na obra narrativa de Samuel Beckett: "o calmante" e "textos para nada"-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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