Botânica para além da sala de aula: o contexto local como recurso motivacional para o ensino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorJardim, Bruno de Castro-
Autor(es): dc.creatorArruda, Kíssilla Marinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23659-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766875-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Botânica é, frequentemente, apontado como de difícil compreensão e significação, especialmente em razão do conjunto de termos, regras de nomenclatura e classificação, tão característicos dessa área do conhecimento biológico. Além disso, a dificuldade em relacionar os conteúdos abordados em sala de aula e o cotidiano dos alunos tem sido pontuada com um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem em Botânica. Considerando os problemas e questões ambientais que hoje se apresentam e tendo em mente os objetivos e propósitos da educação – a formação do cidadão crítico, capaz de exercer plenamente a cidadania – tem-se observado que um ensino de Botânica puramente teórico não é capaz de sensibilizar, motivar e despertar o interesse dos estudantes para as referidas questões. Nesse sentido, a busca por metodologias de ensino alternativas, mais atrativas e significativas, tem sido destacada por diversos pesquisadores. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar a utilização de múltiplas estratégias metodológicas, numa proposta que enfoca a importância de atividades práticas de campo em espaços não formais, como áreas verdes urbanas, para a contextualização do ensino de Botânica. Propôs-se uma sequência didática, desenvolvida na forma do projeto Botânica para além da sala de aula, realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e estruturada de modo a destacar: (i) a relevância do conhecimento botânico para a humanidade, perpassando aspectos históricos, sociais e culturais; (ii) a importância da atividade de campo enquanto estratégia para a contextualização do ensino; (iii) a representatividade do Parque Natural Municipal de Miracema, RJ, enquanto espaço não formal de ensino. A pesquisa, qualitativa do tipo Estudo de Caso, foi desenvolvida a partir de observação participante, sendo mensurada a partir da combinação da análise de mapas mentais produzidos pelos alunos no início e término da sequência didática proposta, questionário respondido pelos mesmos e entrevista com a professora regente. Demonstrou-se que uma abordagem contextualizada em Botânica contribui para motivar o interesse do aluno, desmistificando e ressignificando a aprendizagem nessa área do conhecimento biológico-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of Botany is frequently pointed as difficult to be understood and to have significance, especially due to the set of terms, nomenclature rules and classification, which are characteristics of this biological knowledge area. Besides that, the difficulty in relating the content presented in the classroom and the daily routine of the students is being pointed as one of the biggest challenges in teaching and learning process in Botany. Considering the problems and environmental issues that are shown nowadays and remembering the goals and the educational purposes – the critical thinker formation, able to practice fully his citizenship – it has been observed that the purely theoretical teaching of Botany is not able to sensitize, motivate and arouse the interest of the students to the matters referred. In this regard, the search for alternative teaching methods, more meaningful and attractive, has been highlighted for diverse researchers. In this context, this research has as a goal to evaluate the use of multiple methodological strategies, in a proposal that indicates the importance of practical activities in the field in non-formal spaces, as green urban areas, to contextualize the teaching of Botany. It was proposed a teaching sequence, developed as the project Botânica para além da sala de aula, performed with students from the 10th grade in High School, and structured to highlight: (i) the relevance of the botanic knowledge to humanity, showing historical, social and cultural aspects; (ii) the importance of practical activities as a strategy to contextualize the teaching; (iii) the representativeness of the Parque Natural Municipal de Miracema, RJ as a non-formal space for teaching. The research, qualified as Study of Case, was developed from partaking observation, being measured from the combination of mental maps analysis produced by the students at the beginning and ending of the teaching sequence proposed, questionnaire answered also by the students and an interview with the teacher in charge. It showed that a contextualized approach in Botany contributes in motivating the student’s interest, demystifying and resignifying the learning in this biological knowledge area-
Descrição: dc.description155 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade de campo-
Palavras-chave: dc.subjectÁreas verdes urbanas-
Palavras-chave: dc.subjectParque Natural Municipal de Miracema-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectPractical activities in the field-
Palavras-chave: dc.subjectGreen urban areas-
Palavras-chave: dc.subjectParque Natural Municipal de Miracema-
Título: dc.titleBotânica para além da sala de aula: o contexto local como recurso motivacional para o ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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