Língua, ensino e nacionalidade no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1880-1932): uma contribuição à História das Idéias Linguísticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariani, Bethânia Sampaio Correa-
Autor(es): dc.contributorCPF:40090989822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2-
Autor(es): dc.contributorDias, Luiz Francisco-
Autor(es): dc.contributorCPF:70123000822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4264522545656657-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Claudio Cezar-
Autor(es): dc.contributorCPF:10000809622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598E9-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorCassano, Maria da Graça-
Autor(es): dc.contributorCPF:56897564522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777168Y9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorPfeiffer, Claudia Regina Castellanos-
Autor(es): dc.contributorCPF:70345000822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5874189610971770-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Suely Pessanha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18478-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766869-
Descrição: dc.descriptionThis study, affiliated to the project History of Linguistic Ideas in Brazil, is the result of a research which aims at understanding the linguistic ideas which were current at Escola Normal (Teachers Qualification School) of Rio de Janeiro since its foundation as Escola Normal do Município da Corte (Teachers Qualification School of the Court) in 1880, until 1932, when it was incorporated by Instituto de Educação do Rio de Janeiro (Education Institute of Rio de Janeiro), established in that year. For such a task, we have analyzed the discourse performance of the Education Institute s teaching syllabuses during that historical period, observing in the research corpus the knowledge about the Portuguese Language, the image of language which the Teachers Qualification School wanted to project, what was taught about the language and how it was done. The ideas which this study brings to reflection have as their theoretical and methodological basis the Discourse Analysis from the French school, according to Pêcheux and Orlandi. Guided by the concepts which this theory discusses, this study consisted of trying to establish a relation between the discourses about the Portuguese Language in those syllabuses and the social and historical conditions which determined the production of one sense rather than of others.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho, que representa uma contribuição ao projeto História das Idéias Lingüísticas, objetiva descrever e compreender as idéias lingüísticas que circulavam no interior da Escola Normal do Rio de Janeiro, desde a sua fundação como Escola Normal do Município da Côrte em 1880, até 1932, quando foi incorporada ao Instituto de Educação do Rio de Janeiro, criado nesse mesmo ano. Para tal empreendimento, analisamos o funcionamento discursivo dos programmas de ensino ali elaborados durante esse período histórico, no sentido de observar nesse corpus de pesquisa os saberes que se articulavam sobre a Língua Portuguesa, a imagem de língua que importava à Escola Normal projetar, o que se ensinava sobre a língua e como. O desenvolvimento das idéias que este estudo traz para reflexão tem como base teórica e metodológica a Análise de Discurso da escola francesa, conforme Pêcheux e Orlandi. Orientado pelos conceitos que esta teoria articula, este trabalho consiste em procurar estabelecer uma relação entre os discursos sobre a Língua Portuguesa nos aludidos programmas e as condições sociais e históricas que determinaram a produção de um sentido e não de outro(s).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos linguísticos-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectAspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistória das idéias linguísticas-
Palavras-chave: dc.subjectEscola normal-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subject1880 - 1932-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of linguistic ideas in Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers qualification school-
Palavras-chave: dc.subjectEducation Institute of Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleLíngua, ensino e nacionalidade no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1880-1932): uma contribuição à História das Idéias Linguísticas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.