Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeal Junior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Leticia Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766864-
Descrição: dc.descriptionCom o crescimento do mercado de seguros, cresce também a quantidade de companhias seguradoras, dessa forma o consumidor precisa decidir entre diversas opções disponíveis. Os serviços oferecidos são semelhantes, dificultando ainda mais a decisão do cliente. Este trabalho tem po,r objetivo selecionar, por meio da aplicação de um modelo multicritério de apoio a decisão, a companhia seguradora que, na visão do cliente voltaredondense, apresenta0 melhor seguro no ramo de automóveis. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com intuito de avaliar o mercado de seguro de automóveis e analisar os critérios utilizados na escolha do serviço. Uma pesquisa de campo foi desenvolvida para que especialistas, com base em suas experiências e conhecimentos, indicassem um conjunto de atributos relevantes para o processo de avaliação, outra pesquisa de campo foi utilizada para verificar quais desses atributos são os mais relevantes para o consumidor. Os indicadores referentes as alternativa foram obtidos por meio da cotação do seguro em cada alternativa e também por dados disponibilizados pelas seguradoras. Os resultados mostram que a alternativa que apresenta o melhor desempenho é a Porto Seguro, e que apesar do preço ser o atributo considerado mais importante para o cliente, a melhor alternativa não é a que fornece o menor preço mostrando que este não é o único determinante na escolha deste serviço, e deixando evidente a importância de se analisar os demais atributos para selecionar a melhor alternativa. O resultado nos mostra também que a classificação das alternativas acontece por meio de uma combinação de todos os atributos levando em conta os pesos aplicados a eles. A análise de sensibilidade do trabalho mostra como o ranking das alternativas varia considerando opiniões diferentes-
Descrição: dc.descriptionWith the growth of the insurance market, the number of insurance companies also grows and their customers must decide between several options. The services offered by them are similar, increasing the difficult for the costumers to decide which company is better. This review aims to select, through the application of a multicriteria mode} that supports decisions, which company has the best car insurance, according to the costumers. It was made a literature search in order to assess the insurance market and to analyze the criteria used in selecting the company' s services. A field research was designed so that specialists, based on their experiences and knowledge, could indicate a set of relevant attributes to the evaluation processo Another field research was used to determine which of these attributes are most relevant to the consumer. The indicators for the alternatives were obtained from an insurance quote of each altemative and also by data provided by insurers. The results show that the altemative that presents the best perfonnance is Porto Seguro. They also show that, although price is the attribute considered most important for the client, the best altemative is not the one that provides the lowest price, showing that it's not the sole determinant in choosing this service. This fact clarifies the importance of analyzing other attributes to select the best altemative. The results showed one more thing: the ranking of the alternatives occurs through a combination of ali the attributes, considering ali taking into account their applied weights. The sensitivity analysis of this work shows how the altemative ranking varies considering different opinions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSeguradoras-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos multicritérios de análise de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectSeguro-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóvel-
Palavras-chave: dc.subjectApoio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectInsurance companies-
Palavras-chave: dc.subjectCars-
Palavras-chave: dc.subjectMulticriteria decision analysis methods-
Título: dc.titleAvaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.