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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Roberti, Danie Luiz Poio | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Mara Edilara Batista de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cirqueira, Diogo Marçal | - |
Autor(es): dc.creator | Paixão, Carolina Franco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30145 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766851 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa possui como objetivo contribuir para o campo de conhecimento em construção da Cartografia Social por meio de um relato de experiência de mapeamento coletivo, participativo e colaborativo que ocorreu com crianças em um espaço escolar a partir do ensino de Geografia. Para atingir esse objetivo, em um primeiro momento, é apresentado o contexto socioespacial de Angra dos Reis e a região da Costa Verde ou da Baía da Ilha Grande: a usurpação de territórios, a privatização das praias e a demanda dos Povos e Comunidades Tradicionais por mapeamento participativo assim como as organizações de luta pelo direito de ocupar o território, como o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT). Posteriormente, são apresentados os principais temas analíticos que constroem o campo de conhecimento da Cartografia Social, formulados por geógrafos pesquisadores que defendem que a Cartografia é um instrumento de poder inventado pela classe dominante (o Estado, militares, etc) para extorquir territórios, controlar mundos e restringir acessos.Nesse caminho, Girardi (2000) apresenta a sua relação com a educação cartográfica acreditando que o ensino da Cartografia é indissociável do ensino da Geografia.Em seguida, contextualizaremos a Cartografia Social com a ajuda de Acselhad e Viégas (2013), apresentando as principais experiências que ocorreram na AbyaAyla, no Brasil, e as experiências vivenciadas na região da Costa Verde com o Grupo de Pesquisa Cartonomia. Por fim, descrevemos as etapas ou metodologias utilizadas em sala de aula através das premissas da Cartografia Social para o processo do mapeamento coletivo, a respeito da ocupação das praias da região, produzido através dos conhecimentos territoriais dos alunos de uma escola localizada em um bairro periférico de Angra dos Reis/RJ. Acredita-se que o campo de conhecimento da Cartografia Social é importante para o ensino da Geografia, pois trabalha com o reconhecimento e a auto-identificação dos sujeitos em seus territórios, contribuindo para o desenvolvimento da sua consciência política e territorial. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to contribute to the field of knowledge under construction of Social Cartography through an experience report of collective, participatory and collaborative mapping that occurred with children in a school space from the teaching of Geography. To achieve this objective, at first, the socio-spatial context of Angra dos Reis and the region of Costa Verde or Ilha Grande Bay is presented: the usurpation of territories, the privatization of beaches and the demand of Traditional Peoples and Communities for participatory mapping as well as organizations fighting for the right to occupy the territory, such as the Forum of Traditional Communities (FCT). Subsequently, the main analytical themes that build the field of knowledge of Social Cartography are presented, formulated by research geographers who defend that Cartography is an instrument of power invented by the ruling class (the State, military, etc) to extort territories, control worlds and restrict access. In this way, Girardi (2000) presents his relationship with cartographic education, believing that the teaching of Cartography is inseparable from the teaching of Geography. Then, we will contextualize Social Cartography with the help of Acselhad and Viégas (2013), presenting the main experiences that took place at AbyaAyla, in Brazil, and the experiences lived in the Costa Verde region with the Cartonomia Research Group. Finally, we describe the steps or methodologies used in the classroom through the premises of Social Cartography for the process of collective mapping, regarding the occupation of the region's beaches, produced through the territorial knowledge of students from a school located in a peripheral neighborhood. fromAngra dos Reis/RJ. It is believed that the field of knowledge of Social Cartography is important for the teaching of Geography, as it works with the recognition and self- identification of subjects in their territories, contributing to the development of their political and territorial awareness. | - |
Descrição: dc.description | 59 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | mapeamento colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação cartográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | ativismos cartográficos | - |
Palavras-chave: dc.subject | collaborative mapping | - |
Palavras-chave: dc.subject | cartographic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | cartographic activism | - |
Título: dc.title | Cartografia Social e Territorialidades: Experiências Cartográficas e Populações Subalternizadas na Região Costeira de Angra dos Reis/RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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