Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Jean Carlos Miranda da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Maíra Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor | Pompilho, Wendel Mattos | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Márcia Graminho Fonseca Braz e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24546 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766830 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho relata a elaboração, avaliação e validação do jogo didático “Trilha da sexualidade”, como ferramenta auxiliar na abordagem de temas relacionados à educação sexual. Elaborado com materiais de baixo custo e fácil aquisição, o kit do jogo didático “Trilha da sexualidade” consiste em um conjunto formado por um tabuleiro com quarenta casas, oitenta cartas-pergunta, um dado de seis faces, um cronômetro e um manual de regras. O jogo foi aplicado em cinco turmas do 1.º ano do Ensino Médio Regular, do Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, a maior escola da rede estadual do município de Santo Antônio de Pádua, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Para avaliação e validação foram aplicados três questionários: de usabilidade, de sondagem do conhecimento prévio e de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos indicam que o jogo didático “Trilha da sexualidade” contribui para o processo ensino-aprendizagem, permitindo a construção/consolidação do conhecimento de forma protagonista pelo aluno, além de propiciar o trabalho em equipe. Por essa razão, pode-se afirmar que o jogo didático “Trilha da sexualidade” cumpre seu papel como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual, no Ensino Médio Regular | - |
Descrição: dc.description | The present work reports the elaboration, evaluation and validation of the didactic game "Trilha da sexualidade", as an auxiliary tool in the approach of themes related to sexual education. Elaborated with materials of low cost and easy acquisition, the kit of the didactic game "Trail of the sexuality" consists of a set formed by a board with forty houses, eighty cards-question, a dice of six faces, a stopwatch and a manual of rules. The game was applied in five classes of the 1st year of Regular High School, of the Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, the largest school of the state education system of the municipality of Santo Antônio de Pádua, Northwest of the State of Rio de Janeiro. For evaluation and validation, three questionnaires were applied: usability, pre-knowledge survey and learning verification. The results indicate that the didactic game "Trilha da sexualidade" contributes to the teaching-learning process, allowing the construction/consolidation of knowledge in a protagonist way by the student, in addition to providing teamwork. Therefore, it can be affirmed that the didactic game "Trilha da sexualidade" fulfills its role as a facilitating tool in the approach of themes related to sexual education in Regular High School | - |
Descrição: dc.description | 88 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade lúdica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de tabuleiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playful activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Board game | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Título: dc.title | Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: