Análise da correlação entre a crise do setor aéreo e a conjuntura macroeconômica do Brasil

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Autor(es): dc.contributorRêgo, Ricardo Bordeaux-
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorLeite, Jose Geraldo Lamas-
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Pedro Henrique Assumpção-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3713-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766829-
Descrição: dc.descriptionO setor aéreo é uma peça fundamental no crescimento e desenvolvimento de qualquer nação, principalmente em um país com um enorme potencial no transporte aéreo como o Brasil. Entretanto a crise econômica brasileira vem impactando fortemente as companhias aéreas, em uma crise que já dura 2 anos e não parece arrefecer. O presente trabalho tem como resultado a elaboração de um modelo de regressão múltipla a fim de diagnosticar quais das variáveis macroeconômicas tem mais impactado o desempenho do mercado doméstico de aviação, este sendo medido através da demanda do mercado doméstico. A seleção das variáveis foi apoiada na literatura, priorizando as que mais ilustram o desenvolvimento de uma nação. Os resultados sugerem que o comportamento das vendas de passagens domésticas foi influenciado positivamente pela taxa de câmbio e negativamente pela taxa de desemprego, preço do querosene de aviação e renda per capita-
Descrição: dc.descriptionThe air sector is a key element in the growth and development of any nation, especially in a country with so much potential in air transport like Brazil. However, the Brazilian economic crisis have been affecting hard the airlines companies, in a crisis that has lasted two years and does not seem to be cooling down. The present work results in the elaboration of a multiple regression model in order to diagnose which of the macroeconomic index has most affected the performance of the domestic aviation market, which was measured through the RPK index, of the domestic market. The selection of these variables was supported by the literature, prioritizing those that most illustrate the development of a nation. The results suggest that the domestic ticket sales was positively impacted by the exchange rate, while the other variables, as the unemployment rate, the aviation kerosene price and the per capita income caused a negative influence-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSetor aéreo-
Palavras-chave: dc.subjectRegressão múltipla-
Palavras-chave: dc.subjectRPK-
Palavras-chave: dc.subjectMercado doméstico-
Palavras-chave: dc.subjectAeronáutica comercial-
Palavras-chave: dc.subjectCrise econômica-
Palavras-chave: dc.subjectRegressão linear múltipla-
Palavras-chave: dc.subjectAir sector-
Palavras-chave: dc.subjectMultiple regression-
Palavras-chave: dc.subjectDomestic market-
Título: dc.titleAnálise da correlação entre a crise do setor aéreo e a conjuntura macroeconômica do Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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