Conflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, André Augusto P.-
Autor(es): dc.contributorPeres, Sidney-
Autor(es): dc.contributorMolina, Helder-
Autor(es): dc.contributorHeringer, Rosana-
Autor(es): dc.contributorTavares, Júlio-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marcelo Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22474-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766820-
Descrição: dc.descriptionEste estudo está situado no corpo de pesquisas qualitativas sobre a implementação das ações afirmativas como política social em educação nas instituições de ensino superior públicas do Brasil. O principal objetivo desta tese é pesquisar e analisar as interações de caráter conflitivo relacionadas aos estudantes negros oriundos das ações afirmativas, na modalidade das cotas, mediante o acompanhamento dos trabalhos da Comissão de Aferição de Autodeclaração de Cor/Etnia e dos relatos e vivências dos militantes dos coletivos de estudantes negros e anti-racistas, visando buscar seus fatores constitutivos e impactos na comunidade universitária da Universidade Federal Fluminense. As análises foram sistematizadas considerando: 1) conflitos envolvendo estudantes negros na comunidade discente, 2) conflitos entre estudantes negros e docentes e 3) conflitos entre estudantes negros e administração universitária. As análises, baseadas na literatura teórica sobre conflito e racismo, têm como fonte de pesquisa: teses, dissertações, livros e artigos, e também materiais originários da mídia em geral: jornais, revistas, páginas eletrônicas e redes sociais. Entre os principais resultados do estudo, destacamos a constatação do perfil racial dos conflitos, em especial, aqueles relacionados às questões sobre a diversidade da comunidade, às opções epistemológicas dos cursos e à atuação institucional no tocante ao racismo; e seus impactos: na gestão da instituição, na conscientização e mobilização política, na integração entre estudantes e na abordagem dos conteúdos em sala de aula na UFF-
Descrição: dc.descriptionThis study is located in the body of qualitative research on the implementation of affirmative actions as a social policy in education in public higher education institutions in Brazil. The main objective of this thesis is to research and analyze the conflicting interactions related to black students from affirmative actions, in the form of quotas, by monitoring the work of the Self-Declaration of Color / Ethnicity Commission and the reports and experiences of militants of groups of black and anti-racist students, seeking to find their constitutive factors and impacts on the university community of Universidade Federal Fluminense. The analyzes were systematized considering: 1) conflicts involving black students in the student community, 2) conflicts between black students and teachers and 3) conflicts between black students and university administration. The analyzes, based on the theoretical literature on conflict and racism, have as their source of research: theses, dissertations, books and articles, as well as materials originating from the media in general: newspapers, magazines, websites and social networks. Among the main results of the study, we highlight the observation of the racial profile of the conflicts, especially those related to questions about the diversity of the community, to the epistemological options of the courses and to the institutional performance regarding racism; and its impacts: in the management of the institution, in the awareness and political mobilization, in the integration between students and in the approach of the contents in the classroom at UFF-
Descrição: dc.description252 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConflito-
Palavras-chave: dc.subjectAção afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de ação afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica social-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectConflict-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative action-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleConflitos na Universidade Federal Fluminense: uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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