Euclides Roxo e a constituição da educação matemática no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, João Bosco Pitombeira de-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Ana Waleska Pollo Campos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de-
Autor(es): dc.contributorSchubring, Gert Felix-
Autor(es): dc.contributorLopes, Maria Laura Mouzinho Leite-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5971602580983458-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8238251831303786-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6792773314323108-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2534222073519593-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5301938812085674-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2544978491354533-
Autor(es): dc.creatorDassie, Bruno Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9522-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766807-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta Tese é analisar como atuação de Euclides Roxo e suas propostas para o ensino da matemática escolar em nível secundário, no período entre as décadas de 1920 e 1940, contribuíram para a constituição da Educação Matemática no Brasil. Este estudo foi separado em duas etapas. Num momento inicial, para compreender como um engenheiro, por profissão, propôs inovações para o ensino da matemática, a primeira parte desta investigação teve como objetivo apresentar a trajetória de vida de Euclides Roxo, desde a sua entrada no Colégio Pedro II, como estudante, até os primeiros anos de atuação como professor nessa instituição e na Escola Normal. Na segunda parte, analisamos como sua proposta de mudança curricular, inicialmente limitada ao Colégio Pedro II, fundamentada em movimentos internacionais, atingiu a matemática escolar e alterou de maneira significativa elementos que constituem o ensino desta disciplina, como por exemplo, programas de ensino, livro didático e a formação do professor. Dessa forma, foram estabelecidas algumas características deste período a partir de etapas que envolveram as escolhas de Euclides Roxo, visto como um indivíduo inserido numa rede de relações interdependentes. A base documental desta pesquisa foi composta a partir do Arquivo Pessoal de Euclides Roxo, de documentos do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, de livros didáticos editados no Brasil, e de pesquisas já realizadas sobre a temática. Esta Tese insere-se no conjunto das pesquisas sobre História da Educação Matemática no Brasil, contribuindo com uma análise mais detalhada de sua origem.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this thesis is to investigate how Euclides Roxos´s role in the reform of secondary mathematics teaching in Brazil, during the 1920´s and 1930´s contributed to the establishment of mathematics education in Brazil. This study has two parts. Initially, in order to understand how an engineer could propose innovations in the teaching of mathematics it was necessary to study his life, since he entered the Colégio Pedro II as a student through his first years as a teacher in this institution and at the Escola Normal. After this, we analyze how the curricular changes proposed by Euyclides Roxo, at first just for the Colégio Pedro II and based on the international reform movements, altered significantly the teaching of this subject, as for example, the curricula, textbooks, and teacher education. Thus, we were able to establish some characteristics of this period, starting with Euclides Roxo viewed as an individual in a mesh of interdependent relations. The documentary basis for this research was composed of material from the Arquivo Pessoal Euclides Roxo, Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, mathematics text-books used in Brazil, and of past researches on the subject of the thesis, which belong to the area of the History of mathematics education in Brazil, with the intention to offer some relevant contributions to this area.-
Descrição: dc.description271f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEuclides Roxo-
Palavras-chave: dc.subjecthistória da educação matemática no Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectprogramas de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectlivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectformação do professor-
Título: dc.titleEuclides Roxo e a constituição da educação matemática no Brasil-
Título: dc.titleEuclides Roxo and the establishment of mathematics education in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.