Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorPetry, Helene-
Autor(es): dc.contributorPessoa, Wilma Lucia Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorGusmão, Fellipe Fracho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9848-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766805-
Descrição: dc.descriptionEste artigo monográfico discute a inclusão dos portadores de Síndrome de Down a partir das potencialidades da estimulação precoce, tendo duas indagações principais: Qual é o significado de um programa de estimulação precoce para uma educação inclusiva no que diz respeito aos portadores de Síndrome de Down? Como a legislação brasileira trata a educação inclusive desse grupo? A estimulação precoce é importante no processo de desenvolvimento desta população ao oferecer maiores oportunidades de socialização, integração e aprendizado, minimizando as grandes defasagens cognitivas associadas a essa síndrome. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, reunindo a contribuição de vários analistas do campo da Psicologia, Educação e Sociologia, detalhando três conceitos centrais: educação inclusiva, estimulação precoce, portadores de deficiência, neste caso, da Síndrome de Down. Do ponto de vista das legislações brasileiras consultadas, comprova-se uma preocupação com os portadores da Síndrome de Down e outros portadores de necessidades especiais, asseverando o direito à igualdade da educação e o respeito às diferenças. A estimulação precoce constitui um instrumento eficaz para viabilizar e fomentar a garantia desses direitos para os portadores da Síndrome de Down concebida na proposta da educação inclusiva vigente na Lei de Diretrizes e Bases, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição do País.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPortadores de Síndrome de Down-
Palavras-chave: dc.subjectEstimulação precoce-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Down-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação; aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectLei de diretrizes e bases-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Título: dc.titleEducação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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