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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Uhmann, Silvana Matos | - |
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Alexsandra Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30143 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766799 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar quais as possíveis articulações com a proposta pedagógica montessoriana na tentativa de promover a Inclusão Escolar especificamente na Educação Infantil por meio de uma Pesquisa Bibliográfica. Para tanto, foi realizada uma busca em bancos de dados de trabalhos acadêmicos - Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Periódicos da Capes, Scielo e Google Acadêmico – utilizando os descritores “Inclusão” e “Método Montessori” no período de 2010 a 2020. A partir dos dados da pesquisa (quantitativos e qualitativos) destacou-se as articulações que vêm sendo possíveis diante do Método Montessori e a Inclusão Escolar. Constatou-se que o Método Montessori apresenta aspectos favoráveis à proposta da educação inclusiva, tais como: o respeito à individualidade e ritmo dos alunos; avaliação processual e diária através de registro das observações feitas pelo professor; professor como facilitador da mediação da aprendizagem; o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem; o desenvolvimento da autonomia; o planejamento de aulas, atividades e ambiente mediante a observação diária das potencialidades dos alunos e suas necessidades. Desse modo, foi possível verificar que estes aspectos presentes no Método Montessori estão em sintonia com uma perspectiva inclusiva, uma vez que o mesmo demanda currículo e avaliação flexíveis, consideram os diferentes ritmos, potencialidades e necessidades dos alunos, além de os preparar para a vida prática e promovendo autonomia desde a Educação Infantil. | - |
Descrição: dc.description | This course conclusion work aimed to investigate the possible links with the Montessori pedagogical proposal in an attempt to promote School Inclusion specifically in Early Childhood Education through a Bibliographic Research. Therefore, a search was carried out in databases of academic works - Catalog of Theses and Dissertations of CAPES, Periodicals of Capes, Scielo and Google Scholar - using the descriptors "Inclusion" and "Montessori Method" in the period from 2010 to 2020. From the research data (quantitative and qualitative) the articulations that have been possible in the face of the Montessori Method and School Inclusion were highlighted. It was found that the Montessori Method presents favorable aspects to the proposal of inclusive education, such as: respect for the individuality and rhythm of students; procedural and daily evaluation through recording of observations made by the teacher; teacher as a facilitator of learning mediation; the student as the center of the teaching and learning process; the development of autonomy; the planning of classes, activities and environment through the daily observation of the potential of the students and their needs. In this way, it was possible to verify that these aspects present in the Montessori Method are in line with an inclusive perspective, since it demands flexible curriculum and assessment, considers the different rhythms, potentials and needs of students, in addition to preparing them for life. practice and promoting autonomy since kindergarten. | - |
Descrição: dc.description | 44 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | pesquisa bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | autonomia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | bibliographic research | - |
Palavras-chave: dc.subject | school autonomy | - |
Título: dc.title | Inclusão Escolar: Possíveis articulações com o Método Montessori na Educação Infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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