Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Crissaff, Lhaylla dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Andrea Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Merlo, Leandro Colau | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdón, Miriam Del Milagro | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Nathália Carvalho Restier da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22157 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766786 | - |
Descrição: dc.description | Ao longo dos anos, o ensino da geometria vem sendo pouco privilegiado nas escolas brasileiras em favorecimento da aritmética e álgebra. Quando se ensina geometria na Escola Básica, normalmente prevalece uma abordagem resumida a um conjunto de regras teóricas e desconectadas da realidade. Este fato vem contribuindo ao longo do tempo para uma mecanização dos processos geométricos, não valorizando a formação do pensamento crítico em geometria do aluno. Com a finalidade de mostrar aos estudantes outras formas de se enxergar a geometria, o presente trabalho propõe uma forma de introduzir alguns conceitos iniciais da geometria esférica na Educação Básica, contrapondo-os aos conceitos da geometria euclidiana e promovendo assim um primeiro contato dos alunos com uma geometria não-euclidiana. Para tal, nossa proposta contém um conjunto de materiais concretos manipulativos acompanhados por uma sequência didática escrita à luz do modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico | - |
Descrição: dc.description | 62 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria não-euclidiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria esférica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de van Hiele | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria não-euclidiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria de van Hiele | - |
Título: dc.title | Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: