Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Rodrigo de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Azize, Rogério Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Valpassos, Carlos Abraão Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Eliana Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766784 | - |
Descrição: dc.description | Como os alunos têm utilizado os espaços públicos do ambiente escolar? Esta é a questão-problema que norteou o estudo que teve como objetivo demonstrar como as configurações de espaço apresentadas nas relações sociais construídas a partir da interação aluno, espaço e escola vendo como fazem um ambiente público se transformar em privados segundo a vontade de seus agentes (alunos). Com o estudo, busquei refletir sobre conceitos que pudessem me auxiliar na pesquisa realizada no IFF de Campos dos Goytacazes, por meio de entrevistas, para melhor compreender o modo como os indivíduos têm utilizado os espaços públicos na atualidade. Além das apropriações formais e teóricas, busquei valorizar, as apropriações informais que vem sendo utilizadas nos espaços públicos e para tanto, realizei minha pesquisa com alunos, devidamente matriculados no Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. O que conclui com a pesquisa é que os alunos, fazem uma apropriação muito singular dos espaços, por eles utilizados, na referida instituição de ensino | - |
Descrição: dc.description | How have students used the public spaces of the school environment? This is the problem-oriented question that aimed to demonstrate how the configurations of space presented in social relations constructed from the interaction student, space and school seeing how they make a public environment become private according to the will of its agents (Students). Through the study, I sought to reflet on concepts that could help me in the research conducted at the IFF in Campos dos Goytacazes, through interviews, to better understand how individuals have used public spaces today. In addition to the formal and theoretical appropriations, I sought to value, the informal appropriations that have been used in public spaces and for that, I conducted my research with students, duly enrolled at the Federal Institute Fluminense in Campos dos Goytacazes. What concludes with the research is that the students, make a very unique appropriation of the spaces, used by them, in the referred institution of education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços | - |
Palavras-chave: dc.subject | Públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Privados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ressignificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço privado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apropriação do espaço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public | - |
Palavras-chave: dc.subject | Private | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ressignification | - |
Título: dc.title | Espaços públicos e privados em um ambiente escolar: interação dos alunos nesses espaços | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: