Os museus de ciência e a comunicação com o público turístico em tempos de pandemia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoy, Karla Estelita-
Autor(es): dc.contributorGodoy, Karla Estelita-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Júlia Nolasco Leitão de-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Cláudia Correa de Almeida-
Autor(es): dc.creatorSá-Guimarães, Givago da Encarnação-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31551-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766782-
Descrição: dc.descriptionOs museus surgiram na Grécia antiga como Templo das Musas e desde então assumiram diversos formatos, mas sempre esteve ligado à ideia de que são um espaço relacionado ao conhecimento, onde é produzido e compartilhado. Atualmente existem diversas tipologias de museu, entre elas há a do museu de ciência cuja associação com a ideia de espaço de educação é inevitável devido à sua proposta de tornar acessível os conhecimentos científicos já produzidos, o que torna a função comunicativa dos museus de ciência mais evidente do que em outras tipologias. Os museus científicos são marcados por expor a ciência ao público de modo a permitir que se tenha conhecimento sobre todas as descobertas e pesquisas existentes, além de explicar fenômenos científicos. Devido ao surgimento e rápida propagação do vírus SARS-COV-2 que causa a COVID-19, instaurou-se o cenário da pandemia que levou ao fechamento de todos os estabelecimentos que não exercessem atividades essenciais, entre eles os museus, e o isolamento social. Sem poder receber visitas, houve migração dos museus para a internet, em especial as redes sociais, como forma de se manter em contato com seu público, e para alcançar os objetivos institucionais foram desenvolvidas estratégias para criação de conteúdo. Os museus de ciência intensificaram uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica, estratégia fundamental para auxiliar a população como um todo a ter informações confiáveis em momento tão delicado. O turismo vem se apropriando cada vez mais dos museus enquanto atrativos culturais a medida em que os incorpora em sua oferta turística, o que aumenta o número de visitas espontâneas aos museus pela presença de turistas. E com o fechamento das portas dos museus, a comunicação por meio do Instagram se mostrou uma ferramenta que atende não só a comunidade de visitantes frequentes da instituição, mas também de turistas enquanto público cativado ou potencial. E por comunicar a ciência, é preciso que os museus de ciência tenham cuidados ao criar o conteúdo disponibilizado nas redes sociais para que a informação possa ser compreendida e apreendida por si só por um público heterogêneo. Dilema que dá origem à questão problema: Até que ponto os museus de ciência vêm se relacionando e conseguem efetivamente traduzir do conhecimento científico para o público turístico leigo através de seus perfis no Instagram durante a pandemia causada pelo COVID-19? Questão que se busca responder através de metodologia ancorada em levantamento bibliográfico para construção de referencial teórico, observação das publicações permanentes com imagem estática que comunicam a ciência nos perfis do Museu de Microbiologia e Museu de Astronomia e Ciências Afins, posterior catalogação das publicações e seleção de amostra de análise ancorada no método da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso de Patrick Charaudeau e da Teoria Semiótica de Análise da Imagem, com objetivo de apurar se a divulgação científica foi eficiente. O resultado das análises foi relacionado com os conceitos de identidade, hospitalidade e capital cultural de Pierre Bourdieu. Ao final foi observado que o Museu de Microbiologia consegue comunicar a ciência de modo eficaz ao público leigo, enquanto o Museu de Astronomia e Ciências Afins não obteve êxito na maior parte das publicações analisadas, o que indica a necessidade de rever as maneiras que as publicações de divulgação científicas são elaboradas pela instituição.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionMuseums emerged in ancient Greece as the Temple of the Muses and have since taken on different formats, but have always been linked to the idea that they are a space related to knowledge, where it is produced and shared. Currently, there are several types of museums, including the science museum, whose association with the idea of an education space is inevitable due to its proposal to make scientific knowledge already produced accessible, which makes the communicative function of science museums more evident than in other typologies. Science museums are characterized by exposing science to the public in order to allow knowledge about all existing discoveries and research, in addition to explaining scientific phenomena. Due to the emergence and rapid spread of the SARS-COV-2 virus that causes COVID-19, the pandemic scenario was established that led to the closure of all establishments that did not carry out essential activities, including museums, and social isolation. Unable to receive visitors, there was a migration of museums to the internet, especially social networks, as a way to keep in touch with their audience, and to achieve institutional objectives, strategies were developed to create content. Science museums have intensified the use of Instagram as a tool for disseminating science, a fundamental strategy to help the population as a whole to have reliable information at such a delicate moment. Tourism has been increasingly appropriating museums as cultural attractions as it incorporates them into its tourist offer, which increases the number of spontaneous visits to museums due to the presence of tourists. And with the closure of museum doors, communication through Instagram proved to be a tool that serves not only the community of frequent visitors to the institution but also tourists as a captivated or potential audience. And for communicating science, science museums need to be careful when creating the content available on social networks so that the information can be understood and apprehended by itself by a heterogeneous audience. A dilemma that gives rise to the problem question: To what extent have science museums been relating and effectively translating scientific knowledge to the lay tourist public through their Instagram profiles during the pandemic caused by COVID-19? A question that is sought to be answered through a methodology anchored in a bibliographic survey for the construction of a theoretical framework, observation of permanent publications with static images that communicate science in the profiles of the Museum of Microbiology and Museum of Astronomy and Related Sciences, subsequent cataloging of publications and selection of analysis sample anchored in the method of the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis by Patrick Charaudeau and the Semiotic Theory of Image Analysis, in order to determine whether scientific dissemination was efficient. The result of the analysis was related to Pierre Bourdieu's concepts of identity, hospitality, and cultural capital. In the end, it was observed that the Museum of Microbiology manages to communicate science effectively to the lay public, while the Museum of Astronomy and Related Sciences was not successful in most of the analyzed publications, which indicates the need to review the ways that publications scientific dissemination are prepared by the institution.-
Descrição: dc.description372 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus de Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação Científica-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Semiolinguística de Análise do Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação Científica-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectScience Museums-
Palavras-chave: dc.subjectScientific Communication-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistic Theory of Discourse Analysis-
Título: dc.titleOs museus de ciência e a comunicação com o público turístico em tempos de pandemia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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