As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNóbrega, Nanci Gonçalves da-
Autor(es): dc.contributorVergueiro, Waldomiro de Castro Santos-
Autor(es): dc.contributorBreglia, Vera Lúcia Alves-
Autor(es): dc.contributorMachado, Elisa Campos-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Maria Jaciara de Azeredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766774-
Descrição: dc.descriptionInvestiga as possibilidades de inserção das Histórias em Quadrinhos no campo da Ciência da Informação a partir da constatação, oriunda de pesquisa anterior, da dificuldade tanto do profissional da informação como da área em lidar com este tipo de material. Busca por meio de pesquisa bibliográfica tecer as relações entre quadrinhos, cultura, educação e informação para defender o fato da narrativa quadrinística ser relevante fonte de informação dos modos de ser e pensar do mundo contemporâneo. Busca pesquisas sobre a temática dos quadrinhos na Ciência da Informação bem como a natureza destes trabalhos através de revisão de literatura e levantamentos em bases de dados diversas (Lattes, BRAPCI). Delineia o perfil do leitor de quadrinhos e a natureza de sua relação com esta narrativa com base na analise das categorizações de leitores propostas por Eco (2011) e Vergueiro (1998, 2005). Como primeiro resultado apresenta a análise do conteúdo da Série Fábulas de Bill Willingham (2002-) feita em duas partes: a primeira evidenciando suas relações com a cultura bem como com a história e a literatura do tempo presente; e a segunda enfatizando os elementos arquetípicos utilizados pelo autor na construção dos enredos e dos personagens, com destaque a Jornada do Herói, através do esquema proposto por Campbell (2007). Por fim traz a percepção dos leitores de Fábulas do universo dos quadrinhos e apresenta propostas de mediação e dinamização deste tipo de acervo-
Descrição: dc.descriptionInvestigates the possibilities of integration of Comics in the field of Information Science from the observation, derived from previous research, much of the difficulty of information professionals as the area in dealing with this type of material. Search by means of literature weaving relations between comics, culture, education and information to defend the fact that the narrative in comics be relevant source of information on modes of being and thinking of the contemporary world. Search researches on the subject of comics in information science and the nature of these works through literature review and surveys in various data bases (Lattes, BRAPCI). Outlines the profile of the comic reader and the nature of your relationship with this narrative based on the analysis of readers categorizations proposed by Eco (2011) and Vergueiro (1998, 2005). As a first result presents the analysis of the content of the Fables series by Bill Willingham (2002 - ) made in two parts: the first showing their relations to culture as well as history and literature of the present time; and the second emphasizing the archetypal elements used by the author in the construction of plots and characters, especially the Hero's Journey through the scheme proposed by Campbell (2007 ). Finally brings the perception of readers of the Fables comics universe and presents proposals for mediation and promotion of this type of collection-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectFontes de Informação-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectMediação da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectSérie fábulas-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectFonte de informação-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectComic books-
Palavras-chave: dc.subjectSources of information-
Palavras-chave: dc.subjectNarratives-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectMediation of reading-
Palavras-chave: dc.subjectFables series-
Título: dc.titleAs histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.