A romanização no Egito: direito e religião (séculos I a.C. - III d.C.)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Ciro Flamarion Santana-
Autor(es): dc.contributorFróes, Vânia-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Sonia Regina Rebel de-
Autor(es): dc.contributorMendes, Norma Musco-
Autor(es): dc.contributorLeite , Edgard-
Autor(es): dc.creatorLobianco, Luis Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766740-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta tese é identificar a intensidade do desenvolvimento do processo de romanização no Egito, desde a conquista de Otávio (30 a.C.) até a promulgação do Edito de Caracala (212 d.C.), observando como atuavam o direito e a religião vigentes naquela província romana, junto aos quatro segmentos étnicos que compunham o seu tecido social no período acima referido: egípcios, judeus, gregos e romanos. O estudo de tais atividades é efetuado a partir de fontes textuais e iconográficas. As primeiras mostram a engrenagem jurídico-legal de todas as etnias acima citadas, bem como as práticas da religião judaica. As segundas revelam as manifestações espirituais politeístas. No que tange ao direito de egípcios, gregos e romanos, opero textos contidos nas coleções B.G.U. e Papiros de Oxirrinco. Em relação ao direito judaico utilizo tanto fragmentos do tratado O Decálogo, de Filão de Alexandria, quanto trecho do texto homônimo, presente na Torah. No que concerne ao politeísmo de egípcios, gregos e romanos, lanço mão de fontes iconográficas funerárias e imagens em reversos de moedas cunhadas em Alexandria, ao tempo da dinastia Antonina. Por fim, volto a textos da Torah para ilustrar pontos centrais da religião judaica. A Análise de Conteúdo é a metodologia empregada para analisar todas as fontes primárias acima citadas. Esta tese constata que, embora o processo de romanização tenha se instalado em território egípcio durante o domínio romano no período acima citado, os direitos indígenas de gregos e egípcios mantiveram-se em atividade, simultaneamente com o romano. O direito romano não apenas regulava as atividades jurídico-legais dos cidadãos romanos, mas também estendia sua influência a todas as etnias nativas do Egito, anterior à conquista de Otávio. O Decálogo foi preservado e a interferência da cultura clássica nele ocorrida, foi a presença da filosofia grega, na exegese bíblica de Filão. No âmbito da religião, observa-se que tanto o judaísmo, quanto as práticas politeístas continuaram a ser praticados. A iconografia, embora híbrida, revelou significativa presença de elementos espirituais faraônicos e gregos, bem mais consistentes do que os romanos-
Descrição: dc.descriptionThe main goal of this research is to assess the intensity of the Romanisation process in Egypt during the period that ranges from the conquest from Octavius (in 30 B.C.) to the promulgation of the Edict of Caracala (in 212 A.D.). The study concentrates on the legal and religious practices followed by the four ethnic groups that composed the social web in that Roman province at that time: the Egyptians, Jews, Greeks and Romans. The study of such practices is conducted over textual and iconographical sources. The former provide the basis for the study of the legal systems of all four groups, as well as the religious customs of the Jews. The latter reveal the expression of a polytheist spiritual society. The research of the Egyptian, Greek and Roman legal systems is carried out over the B.G.U. and Oxyrhyncus Papyri collections. The study of the Jewish law is based on fragments of the Decalogue treaty, by Philo of Alexandria, as well as from its namesake in the Torah. The investigation of the polytheist customs of the Egyptians, Greeks and Romans is developed over mortuary iconographical sources and the reverse side of coins forged in Alexandria during the Antonine dynasty. The Torah is once more used to illustrate central topics of the Jewish religion. Content Analysis is the methodology adopted in the research to analyse all the primary sources named above. This thesis establishes that the indigenous rights of Greeks and Egyptians remained actively in place, side by side with those of the Romans, despite the Romanisation process that took root in the Egyptian territory at the timeframe mentioned above. Roman law not only regulated the legal-juridical activities of Roman citizens, but it also extented its influence over all native Egyptian ethnies, before Octavius’ conquest. The Decalogue was preserved, but it has received the influence of classical Greek philosophy, according to Philo. As far as religion is concerned, it has been noted that both Jewish and polytheist practices continued to be followed. The iconography, however hybrid it may have been, reveals a significant presence of Pharaonic and Greek elements, in a much more consistent fashion than those from the Romans-
Descrição: dc.description432 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do direito-
Palavras-chave: dc.subjectHistória antiga-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Egito-
Palavras-chave: dc.subjectReligião - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectEgito-
Título: dc.titleA romanização no Egito: direito e religião (séculos I a.C. - III d.C.)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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