Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lorente, Gustavo Ferran | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:30000988722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793597A2 | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Maurício Passos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1997-09-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766736 | - |
Descrição: dc.description | Tradicionalmente, o método de tentativas e erros é empregado na indústria de conformação de chapas, na fase de ajuste do ferramental, exigindo a confecção de protótipos, o que aumenta a duração e custo destes projetos, fazendo com que a etapa de conformação seja o caminho crítico no planejamento da fabricação de veículos. Posto isso, o objetivo principal desta dissertação é avaliar até que ponto a Simulação Numérica, através do Método de Elementos Finitos pode fornecer informações adicionais, quando aplicada aos processos industriais de conformação de chapas envolvendo múltiplos estágios. O estudo é realizado a partir da abordagem dos dois estágios iniciais da fabricação do disco da roda Brasília. Inicialmente, é feita uma avaliação a nível experimental sobre a substituição de aços de baixo carbono por aços de alta resistência, mais finos, no processo. Posteriormente, é feita uma comparação entre resultados de deformação na espessura experimentais e numéricos, obtidos através do código explícito LS-DYNA3D. Na etapa final, é iniciada a análise de sensibilidade do modelo, que se baseia na variação de parâmetros do processo, com a finalidade de verificar se as tendências apresentadas pelo mesmo condizem com o esperado pela teoria. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia metalúrgica | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conformação mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodas de automóveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação numérica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deformação (materiais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | - |
Título: dc.title | Simulação numérica por elementos finitos dos múltiplos estágios da conformação de rodas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: