Multimodalidade na Gramática do Projeto Moderna Plus – versão digital: uma análise com base nas competências avaliativas do Enem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho, Fabio André Cardoso-
Autor(es): dc.contributorElias, Vanda Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Patrícia Ferreira Neves-
Autor(es): dc.creatorChaim, Cláudia Oliveira de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:15:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:15:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25589-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766729-
Descrição: dc.descriptionA fim de refletir acerca do impacto da multimodalidade na prática pedagógica, este trabalho pretende apresentar uma análise, do ponto de vista da Linguística Textual, de algumas peças textuais presentes na 3ª edição do volume único da Gramática do Projeto MODERNA PLUS da Editora Moderna – Gramática: texto: análise e construção de sentido (versão digital) - e propor algumas reflexões acerca da importância da leitura multimodal na abordagem de seus conteúdos linguísticos e em suas propostas de atividades. Além disso, destaca-se a sintonia com as competências avaliativas do Exame Nacional do Ensino Médio, que destacam o letramento multimodal como requisito para a inserção do discente em ambiente acadêmico. Assim, o objetivo do trabalho é observar como a multimodalidade é abordada em alguns dos diferentes gêneros textuais e propostas presentes no livro didático em análise, segundo o arcabouço teórico-metodológico da Linguística Textual, buscando não apenas mostrar que determinadas estratégias sociocognitivas e textuais constituem categorias que viabilizam a leitura multimodal exigida aos discentes do Ensino Médio, mas também evidenciar como essa perspectiva teórica vem trabalhando com os conceitos de multimodalidade e de multiletramentos, fundamentados nos ensinamentos de diversos linguistas, em especial, Koch (2002), Kress e Van Leuween (2006), Koch e Elias (2010), Dionísio (2011), Rojo (2012)e Carvalho (2014). Intenciona-se, com essa prática pedagógica, não só possibilitar ao leitor a percepção da função assumida pelos elementos multimodais no processo de construção de objetos discursivos, mas também oportunizar situações em que os leitores possam interagir de forma mais consciente com os textos que leem e/ou escrevem.-
Descrição: dc.descriptionIn order to reflect upon the impact of multimodality on pedagogical practice, this paper intends to present na analysis, from the point of view of Textual Linguistics, of some textual extracts of the 3rd edition of the single volume of the Grammar of the MODERN PROJECT PLUS of the Modern Publishing House - Grammar: text: analysis and construction of meaning (digital version) –and propose some reflections about the importance of multimodal reading in the approach of its linguistic contentes and in the proposals of activities. In addition, we highlight the harmony with the evaluative competencies of the National High School Exam, which emphasize multimodal literacy as a requirement for the insertion of the student in an academic environment. Thus, the objective of this work is to observe how multimodality is approached in some of the diverse textual genres and proposals present in the textbook under analysis, according to the theoretical-methodological framework of Textual Linguistics, seeking not only to show that certain sociocognitive and textual strategies constitute categories that enable the multimodal reading required of high school students, but also to evidence how this theoretical perspective has been working with the concepts of multimodality and multiliteracy, based on the teachings of several linguists, in particular Koch (2002), Kressand Van Leuween (2006), Koch and Elias (2010), Dionísio (2011), Rojo (2012) and Carvalho (2014). It is intended, with this pedagogical practice, not Only to enable the reader to perceive the function assumed by the multimodal elements in the process of construction of discursive objects, but also to provide opportunities for situations in which readers can interact more consciously with the texts they read and/or write.-
Descrição: dc.description90 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodalidade-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística Textual-
Palavras-chave: dc.subjectGramática-
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentos-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências avaliativas do Enem-
Palavras-chave: dc.subjectGramática-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodality-
Palavras-chave: dc.subjectTextual Linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectGrammar-
Palavras-chave: dc.subjectMultiliteracies-
Palavras-chave: dc.subjectEnem's evaluative skills.-
Título: dc.titleMultimodalidade na Gramática do Projeto Moderna Plus – versão digital: uma análise com base nas competências avaliativas do Enem-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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